#CADÊ MEU CHINELO?

terça-feira, 9 de novembro de 2010

[copyleft] MUDAM AS MOSCAS



::txt::Passa Palavra::

Dezesseis anos atrás, quando era fácil ser de esquerda porque todos lutávamos contra o “neoliberalismo”, enquanto a maioria de nós, os “engajados” da faculdade, discutia assuntos “militantes”, a direção da faculdade, com orçamento reduzido pelo mesmo “neoliberalismo”, reduzia as compras de material de limpeza básico, até papel higiênico. Nas assembleias, a falta deste prosaico item era assunto recorrente nas falas, mesmo de passagem. Custou-nos entender que as pessoas queriam, sim, se mobilizar contra este fedegoso resultado das “políticas neoliberais”. Resolvi pautar a questão com os outros nos seguintes termos: ou bem lutamos pelo papel higiênico ou bem ficamos na mesma merda. Óbvio que tanta gente politizada achou “um absurdo” “reduzir a pauta” do movimento estudantil a isso, mas parecia ser impossível então entender a ligação entre a merda do “neoliberalismo” e a merda do papel higiênico. E assim nos concentramos naquilo que para nós era “radical”, quando para a absoluta maioria radical mesmo era lutar para não ter mais que usar papel de caderno para limpar a bunda…


Postar um comentário

#ALGUNS DIREITOS RESERVADOS

Você pode:

  • Remixar — criar obras derivadas.

Sob as seguintes condições:

  • AtribuiçãoVocê deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).

  • Compartilhamento pela mesma licençaSe você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob licença similar ou compatível.

Ficando claro que:

  • Renúncia — Qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais.
  • Domínio Público — Onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
  • Outros Direitos — Os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
    • Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
    • Os direitos morais do autor;
    • Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
  • Aviso — Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra. A melhor maneira de fazer isso é com um link para esta página.

.

@

@