#CADÊ MEU CHINELO?

terça-feira, 7 de julho de 2009

RÁDIO COMUNITÁRIA




# manda chuva #

Para fazer RÁDIO COMUNITÁRIA com “C” maiúsculo

txt: Tiago Jucá Oliveira
email: Rodrigo Jacobus


O ano era 2002. Eu estava prestes a finalizar o curso (sic) de jornalismo. Como havia poucas cadeiras aproveitáveis, as legais era legal se puxar, fazer algo útil naquele museu. Na cadeira Projeto Experimental em Jornalismo III: Comunidade, da professora Ilza Girardi, fizemos uma cartilha de rádio comunitária, destinada a dar uma base teórica e técnica pros comunicadores interessados em ler e aprender um pouco mais sobre este importante meio. Eu pequei a parte que eu quis e mais gostava: um resumo e adaptação de "O Tambor Tribal", de Marshall McLuhan.

Pra minha surpresa, recebo hoje um email do Rodrigo Jacobus e também leio em um blog que a cartilha foi adaptada, recriada e disponibilizada em Creative Commons. A organização da obra é, além de Ilza, de Rodrigo Jacobus, amigo e colaborador deste pergaminho. E conta com importantes mãos, tais como Bruno Lima Rocha e Sylvio Ayala.

Abaixo o email do Rodrigo:

"Pessoal,

Está pronta a cartilha “Para fazer RÁDIO COMUNITÁRIA com “C” maiúsculo”. Vai para a impressão ainda hoje ou amanhã na Gráfica da UFRGS. Todo mundo que ajudou na primeira versão, feita em 2002, taí de novo. Mas essa versão tá mais completa e vai ser utilizada pela ABRAÇO-RS junto aos comunicadores comunitários. Tem muita mão e cabeça envolvida nesse projeto. Segue em anexo a versão digital que pode ser livremente veiculada e distribuída. Contamos com todos para ajudar, através de suas páginas e canais, na distribuição e divulgação desta proposta e esperamos que renda bons frutos junto a todo o movimento pela democratização da comunicação social. Assim que estiver pronta, a versão impressa estará disponível junto aos realizadores e apoiadores.

Grande abraço a todos,
Rodrigo Jacobus"


baixe o livro em PDF
Postar um comentário

#ALGUNS DIREITOS RESERVADOS

Você pode:

  • Remixar — criar obras derivadas.

Sob as seguintes condições:

  • AtribuiçãoVocê deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).

  • Compartilhamento pela mesma licençaSe você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob licença similar ou compatível.

Ficando claro que:

  • Renúncia — Qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais.
  • Domínio Público — Onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
  • Outros Direitos — Os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
    • Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
    • Os direitos morais do autor;
    • Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
  • Aviso — Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra. A melhor maneira de fazer isso é com um link para esta página.

.

@

@