#CADÊ MEU CHINELO?

terça-feira, 16 de junho de 2009

90 ANOS DE JACKSON DO PANDEIRO

# conection #
Maurício Sandália e Cia. Corisco de Coco e Rojão - SESC-Santos

txt and vds: Fábio Balaio


Conhecí o Maurício (Rayel) "Sandália" através de uma amiga em comum, a Renata Fernandes, que trabalha com produção de programas para rádio AM em Santos (inclusive o programa que ela produz faz um trabalho interessante de resgate musical, mas isso fica pra outro dia). Eu estava atrás de artistas que estão despontando ou que tem projetos, ou seja, quem faz acontecer na minha região e ela me deu alguns nomes.



Quando fui entrevistá-lo ele me contou que estava com um projeto em homenagem aos 90 anos de nascimento do Jackson do Pandeiro, me contou que era fã e que ao ler uma biografia se deparou com a data e imediamente veio a idéia do show. O próximo passo dele foi chamar a Sandra Magalhães, que tem um espaço alternativo e uma produtora em Santos chamados Corisco Mix, onde o Maurício apresenta um projeto chamado "Noites na Lapa", tocando sambas tradicionais,aliás,no Corisco se apresentam regularmente músicos e artistas independentes (mais assunto pro futuro), a Sandra entrou em contato com o Jorge Lampa, violonista, músico conceituado e doutor em música popular pela Unicamp, para cuidar da concepção artística e musical do show.

Chamaram então o acordeonista Tião César e o pandeirista Edinho Schmidt, músicos que já tocaram com grandes nomes da música nacional, Fernando Santos(zabumba) e Paulo Infante (triângulo e percussão), da ONG "Percutindo Mundos" de São Vicente, além de Monique Cunha, do "Coral Zanzalá" de Cubatão, para dirigir o coral formado por ela mais Juliana Finamore e Wendy. Quando escutei as músicas que eles tinham gravado para o show já percebí que tinha ficado muito bom, então fiquei ansioso pra ver no palco como aquilo ficaria ao vivo.

Bem, dia 10 chegou, véspera de feriado, o show marcado para 21:30h, mesmo horário do jogo da selecinha do anão, chuva caindo, quando cheguei o show já tinha começado e pra minha grata surpresa o lugar estava lotado, o povo já estava ensaiando uns passos na frente do palco, mais umas duas músicas e logo tinha uma dúzia da casais ralando bucho, batendo coxa, arrastando pé e similares.

A banda está muito bem entrosada, a qualidade dos músicos é indiscútivel, todos senhores dos seus respectivos instrumentos , o coral além de ser afinadíssimo é bonito de se ver, visualmente e cenicamente, e como disse o Maurício, sem elas o show perderia todo seu charme. A alegria da banda contagiou o público, no show tocaram todas as músicas consagradas de Jackson e algumas menos conhecidas ou lembradas, e virou um grande "arraiá" no meio, todo mundo dançando quadrilha, no encerramento tocaram "Jack sou brasileiro" do Lenine.

Mas é claro que tiveram que voltar pra um bis, pois se não fosse por estar sendo realizado no SESC e com horário pra acabar, tenho certeza que 3h de show seria pouco pra quem estava lá dentro. Fazia tempo que não me divertia assim.

Postar um comentário

#ALGUNS DIREITOS RESERVADOS

Você pode:

  • Remixar — criar obras derivadas.

Sob as seguintes condições:

  • AtribuiçãoVocê deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).

  • Compartilhamento pela mesma licençaSe você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob licença similar ou compatível.

Ficando claro que:

  • Renúncia — Qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais.
  • Domínio Público — Onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
  • Outros Direitos — Os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
    • Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
    • Os direitos morais do autor;
    • Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
  • Aviso — Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra. A melhor maneira de fazer isso é com um link para esta página.

.

@

@