#CADÊ MEU CHINELO?

quarta-feira, 23 de junho de 2010

DUNGA: A TPM QUE NÃO PASSA



:txt: Bruno Mazzeo__

Pronto. Já formei minha opinião: acho o Dunga um mala. Mala no sentido mais possível da expressão. Sem alça. De papelão em dia de chuva. Praticamente um contêiner. Não cabem aqui críticas ao seu trabalho, muito já se falou disso e todo mundo sabe que nossa caminhada rumo ao hexa vai ser com um Felipe Melo aqui, um Josué acolá. Falo da sua postura. Arrogante, prepotente e, no mínimo, mal-educado. Não necessariamente com os jornalistas que fazem as perguntas e considerações que tanto o deixam irritadinho, mas com o público, os torcedores brasileiros que querem e têm o direito de ouvir suas considerações, por mais idiotas que possam ser.

Uma das mais perfeitas expressões populares é "não sabe brincar, não desce pro play". E Dunga não só não sabe brincar, como ainda recolhe os brinquedos quando perde. Como uma criança mimada. Não me lembro de um técnico da seleção que não tenha sido questionado, ainda mais se tratando de um país onde todos são técnicos. Seja a falta de ponta do Telê ou a retranca do Parreira, nunca houve uma unanimidade. Nem vai haver. Até mesmo Zagallo, o maior vencedor de todos, teve que berrar para ser engolido. Cabe ao questionado usar argumentos para explicar suas decisões. Como fez o Felipão falando o porquê de deixar o Romário de fora, quando todo o Brasil clamava pelo Baixinho. Concordando ou não, era uma explicação, um raciocínio, uma lógica. Respeita-se e pronto.

Dunga não aceita críticas e nem justifica nada. Em vez de argumentos, usa sua cara de mau, seus erros de concordância e - mais recentemente - um ou outro palavrão. Me parece que o rancor pelas críticas surgidas em 90, começo da Era Dunga, ainda não foram superadas. Ficaram impregnadas dentro dele, como se tivesse eternamente que provar alguma coisa. Ora, isso já passou. Ou deveria. Logo na Copa seguinte, quando virou capitão, líder e, com toda a justiça, ergueu a taça. Ali as bocas já tinham sido caladas. Ele continuou xerife da seleção, respeitado e mesmo admirado pelos torcedores. Encerrou a vitoriosa carreira de jogador e, ao começar a de técnico, trouxe de volta a raivinha.

Claro que a responsa por ter contrariado a nação com sua convocação mediana tem um preço. Nem que seja o das críticas. Até voltar com o hexa e calar a boca de todo mundo. E essa é a resposta que queremos. Porque, quando a bola rola, todo mundo esquece que o Felipe Melo tá ali e torce como se fosse o Ganso. Assim como ninguém mais fica enchendo o saco do Felipão por ele ter preterido Romário. Preço que ele ia pagar caso não ganhasse o título. Como Parreira pagou na última Copa com a insistência nos veteranos que arrumavam meiões e não tinham comprometimento.

Que TPM é essa que não passa nem depois de uma vitória "convincente" como a contra a Costa do Marfim? As aspas foram porque, a mim, não convenceu tanto. Desculpe o mau humor. Acho que baixou um Dunga por aqui.

Continuo achando o time brasileiro assim assim. Mas como é assim assim a Copa, temos chances de voltar com a taça. E Elano, com dois gols em dois jogos, é a consagração do jogador mediano.

Acho que foi Camarões, em 90, a primeira seleção africana a encantar o mundo com sua alegria. Depois vieram Nigéria e até mesmo Senegal. Os africanos viraram o América, o segundo time de todos nós. Mas de um tempo pra cá, não só esqueceram a alegria, como passaram a usar da raiva. O que fizeram os jogadores da Costa do Marfim contra o Brasil foi revoltante. Se fosse no Maracanã, sairiam de campo aos gritos "timinho". É a globalização da Era Dunga.

Totalmente injusta a expulsão do Kaká. Não houve nenhum revide, nenhuma peitada, nada. Ele simplesmente vacilou ao não ficar invisível para deixar o cara passar. Ou talvez tenha sido o fato de ele ter xingado o zagueiro africano de "cabeça de melão".

Que golaço o do Luís Fabiano, hein? Por mais que tenha sido um gol(aço) de pelada, levou até o juiz a abrir uma licença poética e fingir que não viu seus toques de mão. Um gol daqueles não merece ser anulado.

Só não foi mais bonito do que o do Vivinho. Lembra?

9 comentários:

Teacher Bruno disse...

Só achei uma idiotice falar dos 'erros de concordância' na fala do técnico Dunga. Podemos até não concordar com certa postura, mas ser preconceituoso é outra coisa. Se tivesse deixado esse comentário só pra você, até daria mais credibilidade em alguns outros pontos.

Tiago Jucá disse...

diga isso pro Brunno, autor do txt.

nanda fox disse...

Eu concordo em termos com Bruno Mazzeo, que acho um humorista ótimo, adoro o Cilada que ela faz, mas nem sempre um humorista sabe ler a mais nas entrelinhas, esse "mau humor " todo do Dunga, na verdade, foi uma resposta á Ditadura ridícula da Globo que n tem mais exclusividade e fica irritando o Dunga, se eu fosse ele e tivess visto o Escobar fazendo mumunhas negativas ao falar com o Tadeu ao celular, no lugar do Dunga eu jogava o tênis na cara dele, e ia ser pouco, já vi este Escobar falar no Bom dia Brasil, e ele falava porcarias mil, a era Dunga era ruim, pior ainda a Era Rede Globo ditadorial !

nanda fox disse...

*que ele faz, foi mal, Bruno, eu sei que vc é BRUNOOO.

Tiago Jucá disse...

cala boca Dunga. prefiro mil vezes a Globo do que esse técnico analfabeto que nada acrescenta a nossa cultura. Ditadura da Globo? se nao tem exclusividade, como pode ser ditadura? faltou coerência no seu comentário, sobrou preconceito contra a melhor emissora do país.

nanda fox disse...

Tinham total exclusividade sim, n tem mais, da[i o motivo dos jornalistas globóticos midio
óticos, robóticos, agirem assim, basta ler, o q é a teoria da Comunicação pra vc entender o q é a Rede Globo, alienada eu n sou O Império Romano erq grandioso, mas n era justo, nem sempre uma Mega-corporação é legalzinha, tamanho n quer dizer nada. Vai ler mais um pouquinho!!!

Tiago Jucá disse...

vai ler vc, garota analfabeta, não sabe nem escrever direito. deve ser irmã do Dunga. Que exclusividade? Há 4 emissoras brasileiras a transmitir a copa. eu sei o q é Rede Globo, mas não é por causa de inúmeras coisas podres que todas outras coisas dels, sem exceção, tb são podres. vai procurar teu pai, e vai ler tua vejinha, cadela idiota

nanda fox disse...

Principal Artigos Charge Entrevista Podcast Recife 2008 Notícias Especial Enquete APOIO













A reportagem do Jamildo no blog dele, fala claramente em exclusividade, n inventei nada, ou seja, o que eu disse tem a ver e muito sim, claro que eu sei que tem 4 emissoras cobrindo a Copa, mas nos Bastidores, a Globo quer sim exclusividade em entrevistas pra ela, inteligência suprema, por isso mandei vc ler, investigar esta é a tua tarefa, e obrigada pelo cadela, adoro cachorros, mas se eu fosse cadela mesmo, seria tua namorada, é das sarnentas, purulentas, sabe,vc q colocou este post, nem sei teu nome, chatildo da silva. Leia abaixo, querido !


Fátima Bernardes se diz frustrada com restrições de Dunga
POSTADO ÀS 21:27 EM 26 DE Junho DE 2010

No Comunique-se

A apresentadora do Jornal Nacional afirmou em entrevista à revista IstoÉ Gente desta semana, que se sente frustrada com as restrições do técnico da Seleção Brasileira à imprensa. Apesar de estar desapontada com as limitações no acesso aos jogadores, Fátima Bernardes respeita a decisão de Dunga.

"Tenho feito muitas matérias fora da concentração, exatamente porque sei que nada vai acontecer por lá. Eu gostaria de ter um pouco mais de contato (com os jogadores). É frustrante. Mas eu respeito a decisão de Dunga. Se der certo, vai ter sido ótimo. Se não der, vão falar: "Será que precisava disso tudo?". Eu acho que tem de haver uma certa privacidade, mas o Dunga poderia flexibilizar um pouquinho", disse a jornalista.

A polêmica com a Globo cresceu no último jogo do Brasil contra a Costa do Marfim, no domingo (20/06). Após o jogo, a emissora tentou entrevistar alguns jogadores num estúdio especial alugado, mas Dunga vetou.

A Globo admitiu o uso do espaço especial, que é autorizado pela Fifa, mas negou a negociação de qualquer exclusiva com a CBF. De acordo com a emissora, os possíveis "furos" são méritos apenas da equipe de reportagem.

A Globo também desmentiu a informação que circula em blogs e e-mails, de que Fátima Bernardes teria negociado uma exclusiva antes do jogo de domingo, e que o técnico teria se dirigido diretamente a ela negando as entrevistas. Segundo a emissora, a notícia faz parte de um e-mail viral.

nanda fox disse...

Vc precisa ler mais o que diz nas próprias fontes jornalísticas, o comunique- se é um site dos próprios jornalistas, todos sabem q a Globo sempre quer exclusividade, q ela quer sempre através dessas exclusividades ser uma formentadora de opiniões, e n acho que isso ela deva ser, pq é uma empresa mega de comunicação, tem interesses em querer o Dunga se dê muito mal mesmo, isto é lógico, entendem o que eu digo ? A linha editorial de vcs do Blog pecou ao deixar este resto de cachorro opinar, me responda com um ARGUMENTO RACIONAL, n com xingamentos, isso é completamente irracional, mandei ler pra investigar, n te chamando de burro, certo ? Mas, tá valendo, encerro, dizendo uma coisa, AU,Au! rsrssrsrsrsrsrssrsrs

#ALGUNS DIREITOS RESERVADOS

Você pode:

  • Remixar — criar obras derivadas.

Sob as seguintes condições:

  • AtribuiçãoVocê deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).

  • Compartilhamento pela mesma licençaSe você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob licença similar ou compatível.

Ficando claro que:

  • Renúncia — Qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais.
  • Domínio Público — Onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
  • Outros Direitos — Os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
    • Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
    • Os direitos morais do autor;
    • Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
  • Aviso — Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra. A melhor maneira de fazer isso é com um link para esta página.

.

@

@