:txt: Monsenhor Jacá__
Três dias de copa e a esperança de arte veste branco. Nós brasileiros temos todos os anos nossas divertidas festas juninas, enquanto os alemães e seus decendentes bebem todo chopp disponível no mundo durante um mês no porre da oktoberfest. Este ano, a alemoada antecipou a festa pra junho.
O esquema de futebol alemão nesta copa é simples, eficiente na defesa com uma envolvente ofensividade. Eu nunca torci pra Alemanha por ser ela uma seleção sem graça, dura e pragmática. O povo alemão não é exatamente tudo isso. Observe o chopp e dança de outubro e seus carnavais de salão e bandinha e você verá um schneider borracho e feliz.
Não vi Gerd Müller nem Franz Beckembauer, mas Rummenigge e Klismann tive a sorte de ver. Fora eles, a Alemanha sempre foi um monte de fuscas. A lesão de Ballak foi uma benção pro bom futebol. Pela média de idade do time alemão, a mais baixa da história deles em copas, conclui-se que a tristeza, o terror, o silêncio e o medo gerados pelo nazi-comunismo, todo eles derrubados há duas décadas em Berlin, deram lugar pra alegre espuma do chopp alemão. Encerrou-se uma geração dividida pelo muro. Enfim!
A seleção alemã tem também qualidades técnicas e táticas. Joga num esquema simples e compacto, com leveza e rapidez. Os dois laterais protegem bem a defesa e avançam pra tabelar com o meio de campo. Os dois volantes sabem jogar e chegam ao ataque pra surpreender o adversário. À frente deles, três armadores. Pelos lados, Muller na direita e Podolski na esquerda lembram os antigos ponteiros de ataque, porém tem funções dos modernos alas sem a necessidade de recuar tanto. E livre pelo meio o criativo Ozil. A referência dentro da área é Klose, e ele só tem até agora onze gols em três copas do mundo disputadas. Pelé fez doze.
Desenhe na cabeça a tática alemã e verá a versátil compactação. Defendem seis, e na frente três cercam a saída de bola do outro time. Quando ataca, podem chegar com dois laterais-alas-ponteiros em cada lado. As jogadas tem boa saída de bola pelos dois volantes e uma boa tabela com Ozil, para a bola chegar em Klose. Se o artilheiro não fizer, tem outros sete jogadores por perto em boas condições ofensivas pra dar assistência ou finalizar.
Ainda está cedo pra falar, e muitas seleções nem entraram em campo ainda. Mas a alegria dum povo unido após a ruína das semi-seculares ditaduras nacionais socialistas em torno de um barril de chopp derramou-se pelo gramado. Até a tão criticada bola está arrotando cevada e salsicha.
Vuvuzelas e chucrutes, uni-vos! O contagiante e alegre colorido dos sul-africanos nas arquibancadas, por enquanto, joga fardado de branco e preto.
#CADÊ MEU CHINELO?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
#ALGUNS DIREITOS RESERVADOS
blog O DILÚVIO by
O DILÚVIO is licensed under a
Creative Commons Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Brasil License.
Você pode:
- Compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra.
- Remixar — criar obras derivadas.
Sob as seguintes condições:
-
Atribuição — Você deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).
-
Compartilhamento pela mesma licença — Se você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob licença similar ou compatível.
Ficando claro que:
- Renúncia — Qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais.
- Domínio Público — Onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
- Outros Direitos — Os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- Os direitos morais do autor;
- Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
- Aviso — Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra. A melhor maneira de fazer isso é com um link para esta página.
Nenhum comentário:
Postar um comentário