#CADÊ MEU CHINELO?

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

PETROSSÁLVIA



# mandachuva #
Fundo do Poço

txt: Tiago Jucá Oliveira

O petróleo da camanda pré-sal tem uma concentração de gás carbônico de três a quatro vezes maior que o normal. Essa parece ser a cara da sapocracia: discurso ético e crescimento econômico constrastados com o velho coronelismo e antigas práticas nada sustentáveis ao ambiente para manter a tal governabilidade.

A política da pasta de Minas e Energia, desde os tempos da presidenciável Dilma Roussef e agora com Edison Lobão, manteve o padrão energético das grandes represas, em constante conflito com a então Ministra Marina Silva, do Meio Ambiente. A rivalidade entre Dilma e Marina, antes na Esplanada, agora nas urnas, é antiga.
A bipolarição do detabe ecológico nas eleições de 2010 gira em torno da aceleração do crescimento em detrimento da natureza.

Se Marina realmente teria poder de dar uma luz natural na política ambiental deste país, não acredito muito, mas o governo Lula já mostrou o suficiente que precisamos crescer, custe o que custar. Dizem por aí que o petróleo é nosso. Pelo alta percentagem de impostos que batizam cada litro de gasolina, não acredito muito na frase anterior.

Para nós, na real, sobra o peso de sustentar a cara burocracia estatal, ostentada nos carrões que mais bebem gasolina do mercado e peidam gás carbônico no seu pulmão diarimente. Lula diz que nossos filhos vão herdar um outro futuro. Com mais luxo e/ou lixo? Ah, isso depende do cargo que você ocupa na petrossálvia.
Postar um comentário

#ALGUNS DIREITOS RESERVADOS

Você pode:

  • Remixar — criar obras derivadas.

Sob as seguintes condições:

  • AtribuiçãoVocê deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).

  • Compartilhamento pela mesma licençaSe você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob licença similar ou compatível.

Ficando claro que:

  • Renúncia — Qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais.
  • Domínio Público — Onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
  • Outros Direitos — Os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
    • Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
    • Os direitos morais do autor;
    • Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
  • Aviso — Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra. A melhor maneira de fazer isso é com um link para esta página.

.

@

@