#CADÊ MEU CHINELO?

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

ALAN SKILLY COLE parte II




# águas passadas #
Emboscada na noite

txt: Tiago Jucá Oliveira

Páreo de cavalo às vezes dá zebra. Metaforicamente foi isso o que aconteceu na Jamaica em 1976. Alan Skilly Cole, astro do futebol jamaicano que um ano antes havia ajudado a derrotar o poderoso time do New York Cosmos do Rei Pelé, em Kingston, novamente é personagem de mais um episódio na vida de Bob Marley.

Quando Alan Cole propôs a Bob musicar um discurso do imperador etíope Hailé Selassié, o qual batizaram de "War", nenhum dos dois imaginava que essa guerra se travaria contra eles logo em seguida. Numa noturna sexta-feira de dezembro, a Island House, casa onde o Rei do Reggae vivia com seus irmãos dread, entre eles Skilly, se transformou em verdadeira trincheira de batalha, embora somente os inimigos invasores estivessem armados.

Mais ou menos seis pistoleiros cercaram a mansão e fizeram a cobra fumar. Marley era a mosca. Contra ele foram disparados oito tiros. Uma bala atingiu o peito de Bobe outras cinco furaram Dan Taylor, empresário pessoal do Rei - a música "Bad Card" é um desabafo de Bob após a descoberta que Taylor lhe usurpara 20 mil dólares. Rita Marley foi atingida de raspão na cabeça, mas felizmente o sábado amanheceu sem nenhuma parte.

Mas, enfim, o que motivou o atentado à vida de Bob Marley? Uma tensa e violenta disputa eleitoral polarizou a ilha caribenha em 1976. O Partido Nacional Popular (PNP) e o Partido Trabalhista Jamaicano (JLP) eram os dois grandes partidos políticos jamaicanos que, para vencer a eleição, eram capazes de cometer qualquer coisa. Porém, a emboscada na noite fora causada por outro motivo.

Uma corrida de cavalos estava para acontecer. Alan Cole e uns pistoleiros se reuniram na Island House e planejaram sequestrar um jóquei, convencendo-os a perder os dois primeiros páreos. O turfista obedeceu, e os pistoleiros foram premiados com uma bela quantia de dinheiro. O problema de deu porque alguns destes pistoleiros fugiram pra Miami com toda a grana. Não satisfeitos com a traição, os pistoleiros enganados na trama foram procurar Bob para cobrar a dívida. Duas vezes por dia, eles iam até a Island House pegar as parcelas do dividendo.

A amizade entre Cole e Marley não sofreu fortes abalos após a confusão que quase vitimou o Rei, mas este encerrou a parceria musical com Skilly, que também perdeu sua função administrativa na vida e carreira de Bob.

Ambush in the Night

"Os Wailers deram um show beneficiente na Arena dos Heróis Nacionais para crianças rastas no dia 24 de setembro de 1979. Bob mostrou duas músicas de seu próximo LP, Survival, durante a apresentação. A primeira, disse ele, chamava-se Ambush in the Night, e o público foi ficando pasmo à medida que ele cantava a respeito daqueles, agora falecidos, que tentaram dar um fim prematuro à sua vida e seu trabalho".

Trecho de Queimando Tudo, de Timothy White.
Postar um comentário

#ALGUNS DIREITOS RESERVADOS

Você pode:

  • Remixar — criar obras derivadas.

Sob as seguintes condições:

  • AtribuiçãoVocê deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).

  • Compartilhamento pela mesma licençaSe você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob licença similar ou compatível.

Ficando claro que:

  • Renúncia — Qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais.
  • Domínio Público — Onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
  • Outros Direitos — Os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
    • Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
    • Os direitos morais do autor;
    • Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
  • Aviso — Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra. A melhor maneira de fazer isso é com um link para esta página.

.

@

@