#CADÊ MEU CHINELO?

sábado, 27 de abril de 2013

[pontodevista] HIPÓCRITAS DO MUNDO, UNI-VOS!

:: txt :: Wladymir Ungaretti ::


Estou convencido de que continuamos cometendo alguns erros. A exigência de que os militantes radicais – falo dos que vão à raiz – sejam livres da hipocrisia, livres de qualquer conivência com o sistema, têm efeitos idênticos da exigência cristã para que nenhum de nós cometa algum pecado. Acaba criando uma enorme frustração. Ao invés desse papinho moralista (udenista) de que devemos ficar com nossas mãos impecavelmente limpas, devemos aproveitar para tornar nossas hipocrisias em uma atividade positiva. Mesmo quando radicalmente rejeitamos e nos desconectamos do sistema, vivendo de roubos e transgressões, ainda assim estamos dentro do status. Lutar e sempre lutar dentro do sistema. O fanatismo é a marca dos monoteísmos. Nossa forma de vida, ocidental e cristã deixa marcas profundas. Isso não significa de jeito nenhum, que resistir é inútil. Muito pelo contrário. Isso significa que a inocência é um mito. Ninguém que está fazendo política é inocente. Não tem como evitar as atitudes “pecaminosas”. O capitalismo é sempre marcado por relações de corrupção, sempre. Começa pela apropriação da força de trabalho. Essa visão pode nos salvar de sermos imobilizados pelo medo da hipocrisia e pela vergonha. Nesses tempos em que é impossível evitar ser parte do sistema que combatemos, somente a hipocrisia aberta, escancarada é uma atitude verdadeiramente revolucionária, diria subversiva, pois só ela fala a verdade de nossas almas, e só ela pode mostrar como é difícil e complexa nossa vida. E só com este entendimento é que teremos motivos suficientes para continuarmos lutando, bem longe do sentimento cristão de culpa.  Hipocritamente, a direita transita pela hipocrisia sem o sentimento de estar cometendo um pecado. Sem o sentimento de culpa. Já a esquerda, com raríssimas excessões, vive a “vergonha” cristã de suas práticas hipócritas. E, assim, fica esse “bebebebe” de quem foi mais ou menos eficiente em suas respectivas práticas hipócritas. Isso não muda porra nenhuma. Pelo contrário, é a perpetuação da hipocrisia. Este revezamento esta enchendo o saco. Uma pessoa que não tema a hipocrisia está mais preparada para suas relações de hipocrisia com “deus” e, ao mesmo tempo, super à vontade para negociar com as forças satânicas (igualmente hipócritas), mas capazes de efetivamente mudarem o mundo. Esta completamente imunizada à vergonha, ao sentimento de ter pecado. Não vive como “inocente útil”. Esta pessoa luta, subversivamente, pelo controle de seu próprio destino. Faz escolhas pelo bem ou pelo mal, conscientemente. É uma pessoa radical. Vai à raiz. Gosta de papo reto. HIPÓCRITAS DO MUNDO, UNI- VOS!
Postar um comentário

#ALGUNS DIREITOS RESERVADOS

Você pode:

  • Remixar — criar obras derivadas.

Sob as seguintes condições:

  • AtribuiçãoVocê deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).

  • Compartilhamento pela mesma licençaSe você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob licença similar ou compatível.

Ficando claro que:

  • Renúncia — Qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais.
  • Domínio Público — Onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
  • Outros Direitos — Os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
    • Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
    • Os direitos morais do autor;
    • Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
  • Aviso — Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra. A melhor maneira de fazer isso é com um link para esta página.

.

@

@