#CADÊ MEU CHINELO?

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

SNOOP DOGGY DOGG




# a arca de noé #
O incrível animal que late ritmos e poesias

txt: Arlei Arnt


Numa sociedade dividida entre os que tem e os que nao tem pedigree, o movimento hip hop é, atualmente, o único baseado em questionar os valores usados para tal divisão. A arte de maior expressão do hip hop é sem dúvida a música. O rap tem diversas variações, entre elas o gangsta-rap, a mais vira-lata de todas.

Snoop Doggy Dogg é o paradigma desse estilo de confrontar velhos costumes de segregação social e, ao mesmo tempo, de uma vida vadia-cheira-rabo-de-cadela (o "estilo cachorro" bem cantado pelos Racionais MCs).

Mas o mais significativo na carreira de Snoop Doggy é a força do latido. A poesia feroz ritmada em bateria eletrônica e com colagens sonoras do gangsta-rapper comprovam que o hip hop é o movimento sucessor da contra-cultura dos anos 60, da rebeldia punk dos 70 e do grunge suicida do começo da década de 90. E com um dentalhe vantajoso: tem estética musical bem mais atraente e um verbo bem mais poderoso e afiado.

Já dizia velho lorde: "cão que late não morde". Porém foram os cães de raça que ficaram mordidos com o latido de Snoop Doggy Dogg. Caso contrário, eles não colocariam na capa do CD de Snoop um selo de advertência aos pais sobre o conteúdo das letras das músicas. Parodiando novamente os Racionais: "olha só, mas quem diria/ seu filhote quer virar latas, que ironia".

Um comentário:

Junior Bellé disse...

Tudo muito bem, tudo muito bacana. Mas continuo achando o Snoop Doggy um babaca.

#ALGUNS DIREITOS RESERVADOS

Você pode:

  • Remixar — criar obras derivadas.

Sob as seguintes condições:

  • AtribuiçãoVocê deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).

  • Compartilhamento pela mesma licençaSe você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob licença similar ou compatível.

Ficando claro que:

  • Renúncia — Qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais.
  • Domínio Público — Onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
  • Outros Direitos — Os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
    • Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
    • Os direitos morais do autor;
    • Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
  • Aviso — Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra. A melhor maneira de fazer isso é com um link para esta página.

.

@

@