#CADÊ MEU CHINELO?

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

UNIBAMBI



# over12 #
De volta pro futuro

txt: Tiago Jucá Oliveira


Uma das cenas mais chocantes que já pude assistir. A menina, apertada num vestido vermeio, é vaiada, cuspida, chutada, humilhada e todas aquelas coisas que a Chiquinha diz ser vítima do Chaves pro seu pai Madruga.

No meu tempo de faculdade, quando entrava uma moça assim, o filme era mais uma comédia do que um drama violento e preconceituoso. O Viciado puxava um papo, o Joélis chamava de gostosa, o Banzi já se declarava apaixonado, o Túio convidava pra ver umas paradas maneiras, e o Dudu jurava que já tinha comido.

Mas na Unibambi o caso é diferente. É pior. É lamentável. Agravante: a rapariga é expulsa da universidade por mal comportamento. Hey! E os estudantes que a agrediram? Preconceito por causa de uma roupa, é isso que a direção dessa instituição de ensino superior prega em suas aulas? "João, você tirou 10 na prova de direito romano, e 6 pela sua roupa, sua média é 8. Tem que melhorar seu visual, viu?"

Outro ponto importante sobre a ótica desta universidade. Violência não é punida. Geisy, caso fosse só de roupas íntimas, poderia ser assassinada? Daqui a pouco vai ter doido apanhando porque usa camiseta de Che Guevara, uma vestimenta muçulmana, uma maquiagem emo. E ainda será expulso, sob a alegação que as "roupas não eram adequadas pra uma instituição séria que nem a nossa". Me caiu os butiá dus borso!

Quando não se esparava algo pior depois das agressões verbais e físicas, e do consentimento com os agressores por parte da universidade, a mesma que expulsou a aluna vítima da violência e do preconceito, eis que ... O Fantástico, e acredito que a enquete deva ter ecoado por mais outros tantos programas de TV e rádio e em pesquisas na internet, pergunta ao telespectador: "você acha que as roupas de Geisy eram apropriadas ou não?"

Tão de brincadeira, né? A pergunta não deveria ser outra? Esta aqui: "que espécie de animais são esses que dirigem e estudam na Uniban?".

4 comentários:

Junior Bellé disse...

Outra pergunta poderia ser: A Uniban deveria ser queimada com gasolina ou querosene?

... disse...

Mais uma pergunta: A Uniban deveria ser implodida ou bombardeada com napalm ?!

rodrigo aguiar disse...

muito bom esse texto - entre todos os publicados sobre o assunto, é dos melhores. principalmente por levantar a questão da rídicula enquete do fantástico. valeu!!!

Melissa disse...

A Unibambi não tá sozinha, aqui no Vale também tem cursos de direito que dão dicas de como um advogado deve se vestir. Falta pouco pra criarem a disciplina de "COMO SE FANTASIAR DE ADVOGADO". Então quando vem a Geisy Dama de Vermelho, os sérios estudantes já se achando autoridades, fazem esse papelão. O problema é que essas criaturas que serão os futuros doutores advogados.

#ALGUNS DIREITOS RESERVADOS

Você pode:

  • Remixar — criar obras derivadas.

Sob as seguintes condições:

  • AtribuiçãoVocê deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).

  • Compartilhamento pela mesma licençaSe você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob licença similar ou compatível.

Ficando claro que:

  • Renúncia — Qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais.
  • Domínio Público — Onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
  • Outros Direitos — Os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
    • Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
    • Os direitos morais do autor;
    • Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
  • Aviso — Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra. A melhor maneira de fazer isso é com um link para esta página.

.

@

@