#CADÊ MEU CHINELO?

sábado, 9 de fevereiro de 2013

[agência pirata] A QUEM INTERESSAR POSSA

:: txt :: Wladymir Ungaretti ::


A estas alturas da vida não há, da minha parte, nenhuma dificuldade em conviver com a crítica. Tenho uma história. Assim como exerço este direito que, deveria ser uma saudável prática de todos, em especial por nós jornalistas, com o máximo de contundência, respeitosa. Não tenho nenhuma dificuldade de conviver com “este ambiente crítico”, até mesmo com as posições radicalmente opostas às minhas. Reacionários inteligentes quase sempre nos propõem questões interessantes. É raro. Mas não estou disposto a conviver com “amigos”, nos espaços virtuais, cujo “furor crítico” mascara radicais diferenças políticas, ideológicas e profissionais, mas que ficam diluídas na “amizade virtual”. E que se manifestam quando, aparentemente, é possível o “amigo” levar alguma “vantagem” na desqualificação do que escrevemos. Em cima de recentes episódios, alguns “amigos” que nunca “curtiram” ou acrescentaram uma única linha, crítica ou de apoio, às minhas escrituras, todos conhecedores do meu trabalho, tanto nos espaços virtuais (em 12 anos de atividade) como em sala de aula (outros 20 anos), se sentiram bem à vontade para desqualificarem o meu trabalho. Não perderam tempo.Trocaram, rapidamente, a crítica fraterna ou a sinalização de que eu poderia estar cometendo um erro, por dizerem que o que faço é o mesmo que o showrnalismo praticado pela mídia corporativa, a que tanto crítico. Deixei passar uns dias para refletir. E, agora, escrevo este texto para comunicar que estarei retirando estas pessoas da minha lista de amigos, gradativamente. Tenho exatos 44 anos de exercício do jornalismo, 20 como professor de jornalismo da UFRGS, uns 50 de militância política, quase dois de cadeia na década de 70 e nunca tive a pretensão de ser o dono da verdade, nem mesmo na minha juventude de militância stalinista. Estou ficando um velho chato e “intransigente” com o desrespeito. Sou filho de um operário metalúrgico e de um mãe costureira. Sou um professor da UFRGS por um descuido do sistema. Um privilegiado. Certamente cometi muitos erros na vida e pretendo continuar arriscando. Sou do tempo de uma “religiosidade” que exigia que filho de comunista fosse o melhor em tudo, intransigentemente; honesto em todos os sentidos. Defensor dos todos os que estivessem à margem. É papo reto.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hi! I could have sworn I've visited this blog before but after going through some of the posts I realized it's new to me.
Regardless, I'm definitely delighted I came across it and I'll be bookmarking it
and checking back often!

my homepage ... buy a car with bad credit
my site :: buying a car with bad credit,buy a car with bad credit,how to buy a car with bad credit,buying a car,buy a car,how to buy a car

#ALGUNS DIREITOS RESERVADOS

Você pode:

  • Remixar — criar obras derivadas.

Sob as seguintes condições:

  • AtribuiçãoVocê deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).

  • Compartilhamento pela mesma licençaSe você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob licença similar ou compatível.

Ficando claro que:

  • Renúncia — Qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais.
  • Domínio Público — Onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
  • Outros Direitos — Os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
    • Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
    • Os direitos morais do autor;
    • Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
  • Aviso — Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra. A melhor maneira de fazer isso é com um link para esta página.

.

@

@