#CADÊ MEU CHINELO?

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

[agência pirata] FINGIA QUE NÃO SABIA COZINHAR



::txt::Nathália Butti::

Quando chegou à casa da empresária Rosana Dias, a ideia da baiana Vanusa de Jesus era trabalhar como faxineira. Questionada sobre seus dotes culinários, renegou o talento e exagerou para menos. Disse não saber nada de cozinha.

Mas bastou chegar perto do fogão para a família perceber que a moça era tão modesta quanto prendada. "Parecia que tinha baixado uma entidade nela, fazia tudo ficar uma delícia", conta Rosana, sobre as primeiras performances de Vanusa no fogão. Mudou de função na mesma hora.

A Tia Vânia, como foi carinhosamente apelidada por Rosana e pelos filhos, Roberta e Rodolfo, passou a cozinhar todos os dias para a família, mas até hoje tem dificuldade em reconhecer as próprias habilidades. "Aprendi a cozinhar com a vida, só por necessidade", diz, timidamente, relembrando o tempo em trabalhava como babá em Salvador e observava as outras empregadas cozinhando. Surpreendeu a família ao fazer receitas de cabeça, nunca anotadas.

Entre os melhores pratos de Vanusa, Rosana destaca o cuscuz, a lasanha de espinafre com peito de peru, a lasanha de berinjela e o escondidinho de carne-seca, um dos mais elogiados de seu cardápio. Para transformá-lo em receita, Tia Vânia precisou da ajuda da patroa para anotar o passo a passo, pois ela põe tudo a olho, intuitivamente.

Rodolfo, o caçula, joga futebol de salão profissionalmente na Europa. Como mora na Itália há quatro anos, quando vem passar férias no Brasil quer manter distância das massas. Mas quando Tia Vânia serve seus pratos, não consegue resistir. "Ele chega magrinho aqui, mas quando cozinho, é capaz de comer uma travessa inteira, engorda vários quilos", diz Vanusa.



Escondidinho de carne-seca

por Vanusa de Jesus

Ingredientes

600g carne seca
1,2 kg de mandioca descascada
100g de manteiga
1 cebola média picada
1 colher (chá) de alho picado
1 copo de requeijão
Salsa e cebolinha a gosto
Queijo ralado para gratinar

Preparo

Purê: Em uma panela, cozinhe as mandiocas por 15 minutos. Em outro recipiente, amasse-as até obter uma pasta. A dica é usar um garfo para preservar alguns pedacinhos de mandioca. Coloque a manteiga, a cebola (reserve 2 colheres), o alho e mexa a mistura no fogo baixo por 5 minutos até ficar homogênea. Acrescente o requeijão (reserve 2 colheres para adicionar à carne). Lembre-se de reservar um pouco da cebola e 2 colheres de requeijão para o preparo da carne.

Carne: Cozinhe a carne em uma panela de pressão por 1h30. Quando pronta, desfie a carne e a refogue com manteiga, cebola, cebolinha e salsinha a gosto até dourar a cebola. Acrescente as duas colheres de requeijão.

Montagem: Em um refratário, ponha uma camada de purê, distribua todo o recheio de carne e finalize com outra camada de purê. Cubra com o queijo ralado e leve ao forno para gratinar até que fique dourado.

Nenhum comentário:

#ALGUNS DIREITOS RESERVADOS

Você pode:

  • Remixar — criar obras derivadas.

Sob as seguintes condições:

  • AtribuiçãoVocê deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).

  • Compartilhamento pela mesma licençaSe você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob licença similar ou compatível.

Ficando claro que:

  • Renúncia — Qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais.
  • Domínio Público — Onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
  • Outros Direitos — Os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
    • Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
    • Os direitos morais do autor;
    • Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
  • Aviso — Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra. A melhor maneira de fazer isso é com um link para esta página.

.

@

@