#CADÊ MEU CHINELO?

terça-feira, 24 de abril de 2012

[cc] A EDUCAÇÃO SERÁ REVOLUCIONADA


::txt::Ronaldo Lemos::

Se São Tomás de Aquino reaparecesse hoje vindo da Idade Média, ficaria surpreso ao ver um hospital ou um prédio em construção. Mas se sentiria em casa ao ver uma escola. As salas de aula até hoje são organizadas como no fim da Idade Média: o professor na frente e os alunos (entediados) ouvindo-o.

A educação, cedo ou tarde, será revolucionada pela tecnologia. Pense no material didático. Se bem transposto para o digital, tudo muda.

Pode se tornar ferramenta em constante transformação. Alunos e professores participando de seu aperfeiçoamento contínuo. Cada tópico gerando uma discussão multimídia, com alunos de diferentes escolas disputando soluções originais.

Um desafio é que a educação ainda é excessivamente baseada no texto. Só que a vida dos alunos é cada vez mais rica em mídias: vídeos, sites, redes sociais, música, remixes etc. Quando chegam na escola, volta o reinado do bom e velho texto.

A esse respeito, ganha força o movimento internacional dos REAs: Recursos Educacionais Abertos. A ideia é fazer com que todos materiais didáticos sejam colocados on-line de forma livre para serem manipulados, adaptados e remixados (o modelo tem apoio da Unesco). Faz sentido.

Nada mais pobre do que colocar textos em PDF, formato que só reproduz limitações do mundo físico no digital. O objetivo é construir novas relações entre a informação e envolver alunos e professores no processo. Com ou sem a benção de são Tomás.
Postar um comentário

#ALGUNS DIREITOS RESERVADOS

Você pode:

  • Remixar — criar obras derivadas.

Sob as seguintes condições:

  • AtribuiçãoVocê deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).

  • Compartilhamento pela mesma licençaSe você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob licença similar ou compatível.

Ficando claro que:

  • Renúncia — Qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais.
  • Domínio Público — Onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
  • Outros Direitos — Os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
    • Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
    • Os direitos morais do autor;
    • Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
  • Aviso — Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra. A melhor maneira de fazer isso é com um link para esta página.

.

@

@