#CADÊ MEU CHINELO?

quarta-feira, 14 de março de 2012

[over12] #DILUVIOemPOA A CULPA É DE TODOS NÓS



::txt::Tiago Jucá Oliveira::
::phts::Arlei Arnt::

Após o dilúvio (é não foi nenhum viral nosso) que alagou Porto Alegre nesta quarta, como nunca eu havia visto antes, sobraram acusações na imprensa e redes sociais sobre a culpa do caos provocado pela chuva. Poder público responsabiliza a natureza e também a falta de consciência do cidadão que suja calçadas e ruas. Já o povo e a galera acusam a prefeitura de não investir em infra estrutura que solucione o problema.

Pois bem, eu digo com todas as letras: a culpa é de todos nós. Nós que sujamos e que escolhemos esses filhos da puta que (des)governam e/ou (des)governaram nossa cidade. Desde 1985 no poder, o MDB pouco fez pra melhorar e muito fez pra piorar. Pela prefeitura passaram nesse tempo (27 anos) Collares, Olívio, Tarso, Raul, Verle, Fogaça e Fortunatti. E o que mais eles se orgulharam de fazer e contar vantagem é asfalto. Ok, eu sei que um asfalto evita poeira e lama na vila, mas não há outras maneiras de trazer progresso sem impactar o ambiente e, ao mesmo tempo, não ser tão impermeável em relação à água? Ou é impossível mexer no macro negócio das empreiteiras do piche? Talvez burrice ou maldade? Não sei.



Enquanto isso, nós sujamos ruas, calçadas, arroio, ar, terra. Sim, todos nós. Transitam pelas ruas de Porto Alegre o mesmo número de carros e pedestres. Perceba como as calçadas estão sujas de lixos jogados e abertos, merda de cachorro e até de gente. E o dilúvio, falo do arroio, que coisa triste né? Imagina você entrar na casa de alguém e ver uma vala separando a sala do quarto, e nessa vala passar dejetos, ratos, garrafas plásticas, etc. O que você vai pensar do dono da casa?



Poi zé, então imagine quando o mundo estiver aqui na copa de 2014 pra observar a podridão que separa a zona sul da zona norte e deságua no Guaíba. "Povinho porco", vão pensar na certa. Hoje foi possível observar que pra querer sediar copa do mundo, a capital sul riograndense precisa antes de tudo saber sediar um dilúvio, evento que ocorre a séculos por aqui, no entanto a nossa porquice de corpo e alma parece que nunca vai contornar o transtorno pluvial.

Que construir metrô ou baratear a passagem do busão, porra nenhuma. Tá faltando é mais lanchas, botes, escunas e canoas pra descongestionar o trânsito. Ah, e um banana boat pra fortalecer o turismo na copa. Porto Alegre é (água) demais!


Postar um comentário

#ALGUNS DIREITOS RESERVADOS

Você pode:

  • Remixar — criar obras derivadas.

Sob as seguintes condições:

  • AtribuiçãoVocê deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).

  • Compartilhamento pela mesma licençaSe você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob licença similar ou compatível.

Ficando claro que:

  • Renúncia — Qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais.
  • Domínio Público — Onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
  • Outros Direitos — Os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
    • Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
    • Os direitos morais do autor;
    • Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
  • Aviso — Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra. A melhor maneira de fazer isso é com um link para esta página.

.

@

@