#CADÊ MEU CHINELO?

segunda-feira, 12 de março de 2012

[over12] NA NATUREZA SELVAGEM




txt::Jucazito::

No momento em que rabisco o papel, dezenas de passarinhos tomam conta do gramado da cabana, aqui em Y-Garapaba. São pelo menos cinco espécies de aves a bicar grãos e insectos pelo jardim; e a dar rasantes nos lagartos, a fim de proteger os ovos dos predadores. Enquanto isso, outras variadas espécies de pássaros sobrevoam o céu e me enchem os ouvidos em sua sinfonia que jamais desafina as pancadas do mar. Isso sem falar nos insectos que teimam em me incomodar. Estou no paraíso sem ter morrido, pelo contrário, nunca me senti tão vivo.

NA SELVA DE PEDRA

Há quase três meses sem assistir televisão, ouvir rádio nem ler jornais e revistas, muito menos acessar portais e blogs na internet, lembrei duma pessoa na mesma situação offline em que me encontro. Disse ela que sentia falta da TV, pois estava 'desligada' do mundo e um tanto alienada sem saber de notícias. Aquela opinião e desejo ficou a martelar minha cabeça por uns dias. Estaria eu, um jornalista graduado e extremamente ligado às ferramentas tecnológicas e virtuais, alienado e ausente da aldeia global?

EU LI NA ZERO

Incentivado pelo caderno de gastronomia, único motivo que me faz comprar Folha, Estadão e ZH, adquiri o panfleto do grupo RBS. As manchetes me trouxeram o mundo de volta a mim:

Seca no oeste
Enchentes no sudeste
Rebelião na Bahia
Tragédia no Mediterrâneo
Impasse no Oriente Médio
Obras paralizadas
Greve
Corte nos orçamentos da saúde e educação
Estupro no BBB
Chacina
Violência no trânsito
Homicídio


Ok, sei muito bem o poder de manipulação da grande imprensa, mas, no entanto, não posso negar que estes fatos acima realmente aconteceram e, incentivados pela mídia e blogosfera, são eles que permeiam nossas opiniões e debates no facebbok.

Agora me diga, prezado amigo: é deste mundo noticiado na TV e debatido na web que eu estou por fora e alienado? Eu aqui a ouvir o mar, os pássaros, os sapos, os grilos, sentindo a maresia no rosto, rodeado de mata atlântica, morros, sambaquis, lagoas, dunas, cascatas, árvores, cachoeiras, terra, areia, pedras, ..., enfim, sou eu que estou offline?

Eu to ligado pra caramba, a curtir tudo que a natureza tem a me oferecer. Alienado é aquele que deixa de curtir a vida pra debater se o candidato A é melhor ou pior que a candidata B, sendo que nem A nem B sabem que você existe. Fique aí na sua vidinha fútil que eu vou pro mar.

__Garopaba, fevereiro de 2012
Postar um comentário

#ALGUNS DIREITOS RESERVADOS

Você pode:

  • Remixar — criar obras derivadas.

Sob as seguintes condições:

  • AtribuiçãoVocê deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).

  • Compartilhamento pela mesma licençaSe você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob licença similar ou compatível.

Ficando claro que:

  • Renúncia — Qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais.
  • Domínio Público — Onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
  • Outros Direitos — Os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
    • Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
    • Os direitos morais do autor;
    • Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
  • Aviso — Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra. A melhor maneira de fazer isso é com um link para esta página.

.

@

@