#CADÊ MEU CHINELO?

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

[do além] MINHA CARREIRA BATEU NO TETO



::txt::Michelangelo::

Fui chamado pelo Papa para, junto com a minha equipe, pintar o teto da Capela Sistina. Fomos até o local e pude ver que era trabalho pra caramba. O Papa expôs o que queria, que motivos imaginava ali. Deu um prazo ridículo para ser executado – coisa para a qual já estamos acostumados. Eu notei que Sua Santidade estava um pouco desconfortável. Parecia que ele queria me pedir algo um pouco fora dos padrões. Tomei coragem e o abordei:

– Santo Papa, essa é uma obra de encomenda, e as vaidades artísticas são deixadas de lado. Peça o que quiser e nós executaremos.
– Sabe o que é, Mi (já estava íntimo), são tempos difíceis. Crise internacional, perda de fieis. A gente não está com essa verba toda para esse teto. Veja bem: para ter o seu talento aqui, precisamos fazer algumas concessões.

Senti que o discurso dele não estava muito católico.

– Prossiga, Papa.
– Nós vendemos algumas cotas do teto para alguns patrocinadores.

Fiquei tão espantado que comentei sem me dar conta:

– Mas que pecado!
– Eu sei, Mi. Entenda que não está fácil arrecadar dos fieis o dinheiro necessário para manter o Vaticano. Já viu como isso aqui é grande? De mais a mais, hoje tudo é mídia. Milhares de pessoas entrarão nessa capela só para olhar para cima. Numa época de tanta dispersão, qual anunciante não gostaria de ficar um pouco em evidência?
– De que maneira esses patrocinadores apareceriam na pintura? Em que locais? – perguntei.
– Depende da cota fechada. Logotipo entre os dedos de Adão e Deus é a cota master. A cena do pecado original vendemos para uma marca de roupas. Você sabe como esse pessoal da moda gosta de nossos símbolos. Eva terá que aparecer de jeans, o que não fará muita diferença. Ela está senda expulsa do paraíso, mesmo. É melhor se cobrir.

Aceitei o job. Vou até o final, nem que eu tenha que fazê-lo sozinho. Não sei se com essas concessões minha pintura figurará entre os grandes patrimônios da humanidade. Mas que a vernissage de abertura vai ter comida boa e enorme divulgação, isso vai.
Postar um comentário

#ALGUNS DIREITOS RESERVADOS

Você pode:

  • Remixar — criar obras derivadas.

Sob as seguintes condições:

  • AtribuiçãoVocê deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).

  • Compartilhamento pela mesma licençaSe você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob licença similar ou compatível.

Ficando claro que:

  • Renúncia — Qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais.
  • Domínio Público — Onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
  • Outros Direitos — Os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
    • Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
    • Os direitos morais do autor;
    • Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
  • Aviso — Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra. A melhor maneira de fazer isso é com um link para esta página.

.

@

@