#CADÊ MEU CHINELO?

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

[zipmusic] OS 10 MELHORES ARTISTAS BRASILEIROS DA DÉCADA

::txt::Monsenhor Jacá::

Uns dizem que a década terminou em 2009, outros juram que ela recém acabou. Pra evitar confusão, minha década tem onze anos (de 1º janeiro de 2000 a 31 de dezembro de 2010). E nesses onze anos tivemos o melhor momento de toda história da música brasileira, em qualidade e quantidade, sem esquecer que tudo isso está disponível pra ouvir através dum simples click.

Tenho certeza absoluta que vocês vão discordar, que fulano não poderia estar entre os dez melhores, e que beltrana ficou injustamente de fora. Mas mané, a lista é minha, de acordo com o que ouvi e gosto de ouvir. Não concorda? Crie seu blog, faça sua lista e não me encha o saco.

1. IVETE SANGALO

É a rainha da música brasileira. Dinâmica fábrica de hits, que ecoam até nos estádios de futebol. Atrai milhões de foliões atrás de seu carro elétrico. Cantora e compositora extraordinária. Única artista brasileira capaz de lotar o Maracanã. Nesta década, não teve ninguém melhor. Salve Ivete!

2. LÚCIO MAIA

O melhor guitarrista do mundo, que toca na melhor banda brasileira dos '90 e da atualidade (Nação Zumbi). Prêmio Uirapuru ele faturou oito vezes, todas seguidas, de 2000 a 2008. Termina a década flutuando seus riffs na banda Almaz, projeto de Seu Jorge.

3. CHIMBINHA

Ok, a Calypso tem letras horríveis e a voz da mulher dele é ruim. Mas o cara toca guitarra como ninguém. Mas, no entanto, o que também o qualifica a estar nesta lista é a ousadia de montar um negócio fantástico na business musical: quem vende seus discos são os camelôs, que pirateiam o original pela vontade do próprio Chimbinha. Ficou rico. Inventou um modelo de negócio na música.

4. MARCELO D2

Um dos 'pais' dos anos 90, também foi paizão desta década, praticamente o pai do samba-rap. Encerra o ciclo com uma justa e bela homenagem a Bezerra da Silva, unindo a malandragem e o samba do mestre com o rap e hemp do pupilo.

5. ARNALDO ANTUNES

Outro nome de nossa música que fez da década um ciclo. Iniciou como Tribalista, ao lado de craques musicais (Marisa Monte e Carlinhos Brown), um dos melhores discos daquele ano e da década, e finaliza com uma obra-prima que resgata o iê-iê-iê. O maior poeta vivo do Brasil, uma das melhores vozes do cancioneiro nacional. AA UU!

6. MARCELO CAMELO e RODRIGO AMARANTE

Impossível não coloca-los no mesmo patamar. Fundaram a maior banda dos duemille, fizeram fantásticas carreiras paralelas.

8. SEU JORGE

Começou os anos 2000 como ator em "Cidade de Deus", emblemático filme nacional, e termina cantando no projeto Almaz. O grande cantor da década, mesmo quando desafina.

9. ZECA PAGODINHO

Disco de samba sem participação dele pode não ser samba. Verifique com cuidado. Embalou o penta, então deixe o Zeca nos levar!

10. TOM ZÉ ou OTTO

Em época de cantores bem comportados, ainda nos restam alguns doidos pra seguir a maluquice beleza de Raulzito e viver no condomínio do síndico Tim Maia.
Postar um comentário

#ALGUNS DIREITOS RESERVADOS

Você pode:

  • Remixar — criar obras derivadas.

Sob as seguintes condições:

  • AtribuiçãoVocê deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).

  • Compartilhamento pela mesma licençaSe você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob licença similar ou compatível.

Ficando claro que:

  • Renúncia — Qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais.
  • Domínio Público — Onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
  • Outros Direitos — Os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
    • Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
    • Os direitos morais do autor;
    • Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
  • Aviso — Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra. A melhor maneira de fazer isso é com um link para esta página.

.

@

@