::txt::Monsenhor Jacá::
Uns dizem que a década terminou em 2009, outros juram que ela recém acabou. Pra evitar confusão, minha década tem onze anos (de 1º janeiro de 2000 a 31 de dezembro de 2010). E nesses onze anos tivemos o melhor momento de toda história da música brasileira, em qualidade e quantidade, sem esquecer que tudo isso está disponível pra ouvir através dum simples click.
Tenho certeza absoluta que vocês vão discordar, que fulano não poderia estar entre os dez melhores, e que beltrana ficou injustamente de fora. Mas mané, a lista é minha, de acordo com o que ouvi e gosto de ouvir. Não concorda? Crie seu blog, faça sua lista e não me encha o saco.
1. IVETE SANGALO
É a rainha da música brasileira. Dinâmica fábrica de hits, que ecoam até nos estádios de futebol. Atrai milhões de foliões atrás de seu carro elétrico. Cantora e compositora extraordinária. Única artista brasileira capaz de lotar o Maracanã. Nesta década, não teve ninguém melhor. Salve Ivete!
2. LÚCIO MAIA
O melhor guitarrista do mundo, que toca na melhor banda brasileira dos '90 e da atualidade (Nação Zumbi). Prêmio Uirapuru ele faturou oito vezes, todas seguidas, de 2000 a 2008. Termina a década flutuando seus riffs na banda Almaz, projeto de Seu Jorge.
3. CHIMBINHA
Ok, a Calypso tem letras horríveis e a voz da mulher dele é ruim. Mas o cara toca guitarra como ninguém. Mas, no entanto, o que também o qualifica a estar nesta lista é a ousadia de montar um negócio fantástico na business musical: quem vende seus discos são os camelôs, que pirateiam o original pela vontade do próprio Chimbinha. Ficou rico. Inventou um modelo de negócio na música.
4. MARCELO D2
Um dos 'pais' dos anos 90, também foi paizão desta década, praticamente o pai do samba-rap. Encerra o ciclo com uma justa e bela homenagem a Bezerra da Silva, unindo a malandragem e o samba do mestre com o rap e hemp do pupilo.
5. ARNALDO ANTUNES
Outro nome de nossa música que fez da década um ciclo. Iniciou como Tribalista, ao lado de craques musicais (Marisa Monte e Carlinhos Brown), um dos melhores discos daquele ano e da década, e finaliza com uma obra-prima que resgata o iê-iê-iê. O maior poeta vivo do Brasil, uma das melhores vozes do cancioneiro nacional. AA UU!
6. MARCELO CAMELO e RODRIGO AMARANTE
Impossível não coloca-los no mesmo patamar. Fundaram a maior banda dos duemille, fizeram fantásticas carreiras paralelas.
8. SEU JORGE
Começou os anos 2000 como ator em "Cidade de Deus", emblemático filme nacional, e termina cantando no projeto Almaz. O grande cantor da década, mesmo quando desafina.
9. ZECA PAGODINHO
Disco de samba sem participação dele pode não ser samba. Verifique com cuidado. Embalou o penta, então deixe o Zeca nos levar!
10. TOM ZÉ ou OTTO
Em época de cantores bem comportados, ainda nos restam alguns doidos pra seguir a maluquice beleza de Raulzito e viver no condomínio do síndico Tim Maia.
#CADÊ MEU CHINELO?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
#ALGUNS DIREITOS RESERVADOS
blog O DILÚVIO by
O DILÚVIO is licensed under a
Creative Commons Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Brasil License.
Você pode:
- Compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra.
- Remixar — criar obras derivadas.
Sob as seguintes condições:
-
Atribuição — Você deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).
-
Compartilhamento pela mesma licença — Se você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob licença similar ou compatível.
Ficando claro que:
- Renúncia — Qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais.
- Domínio Público — Onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
- Outros Direitos — Os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- Os direitos morais do autor;
- Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
- Aviso — Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra. A melhor maneira de fazer isso é com um link para esta página.
Nenhum comentário:
Postar um comentário