#mandachuva
Comemorar o que?
txt: Tiago Jucá Oliveira
Um dia li: "médico pensa que é deus; jornalista tem certeza". Aspei a frase para questionar a presunção que os jornalistas tem. Jornalista acredita que vai mudar o mundo. Ninguém vai mudar o mundo, é o mundo que nos muda. Alguns, talvez a grande maioria, ainda tem a soberba de exigir diploma pra se habilitar como o pai todo poderoso que controla o mundo.
É uma data que não há nada a comemorar. A não ser que todas as pessoas fossem consideradas jornalistas, e não só uma elite capaz de pagar pra entrar e sair de uma faculdade. O curso de jornalismo é uma piada. Se você bobear, sai de lá mais filho da puta do que já era.
O que eu e meus colegas fazemos nO DILÚVIO e em outros meios alternativos de comunicação? Tudo, menos mudar o mundo. Eu, por exemplo, só quero viver de algo que curto fazer sem prestar conta a ninguém, de forma independente. Sem censura. E olha que tem muito jornalista a favor do controle das mídias. Aqui é descontrole total, barão!
Você se acha melhor do que a esmagadora maioria do povo por ser formado em jornalismo? Então, neste teu dia, siga o conselho do De Leve: "pegue o seu diploma, e limpe a sua bunda"
assista ao vídeo
#CADÊ MEU CHINELO?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
#ALGUNS DIREITOS RESERVADOS
blog O DILÚVIO by
O DILÚVIO is licensed under a
Creative Commons Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Brasil License.
Você pode:
- Compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra.
- Remixar — criar obras derivadas.
Sob as seguintes condições:
-
Atribuição — Você deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).
-
Compartilhamento pela mesma licença — Se você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob licença similar ou compatível.
Ficando claro que:
- Renúncia — Qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais.
- Domínio Público — Onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
- Outros Direitos — Os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- Os direitos morais do autor;
- Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
- Aviso — Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra. A melhor maneira de fazer isso é com um link para esta página.
4 comentários:
"Se você bobear, sai de lá mais filho da puta do que já era".
Uma faculdade de jornalismo vai servir para melhorar a forma como passamos uma mensagem adiante, levando em consideração que lê, assiste ou escuta. Isso é inegável. Na teoria tem outras coisas também mas na prática é isso e o lance de virar mais filho da puta.
* "...levando em consideração QUEM lê, assiste..."
Pois é, é o que eu me pergunto: comemorar o quê? Vejo as pessoas se entreparabenizando e não compreendo o que há para celebrar. Estamos em um momento tão ruim e, mesmo pressionados pelas altas cargas de trabalho, baixos salários e escassez de oportunidades, as pessoas que estão dentro das redações simplesmente se calam, se acomodam, se conformam, se submetem sem questionar absolutamente nada. A ordem é: cada um cuide de suas migalhas. Parabéns pelo trabalho que vocês estão fazendo. Abraço.
Ainda me pergunto: diploma pra que?
Postar um comentário