#CADÊ MEU CHINELO?

sexta-feira, 9 de abril de 2010

A PROSTITUIÇÃO DO MERCADO VISUAL

#agência pirata
A prática dos “fazedores de marquinhas” e os profissionais em Desenho/Design

txt: Diego Jucá

Com a facilidade na aquisição de computadores de alta performance, com prestações de até 24 vezes sem juros no BIG, e a usabilidade que os novos recursos computacionais oferecem, hoje, fica cada vez mais fácil a prática do design por “micreiros” e charlatões na nossa área profissional. O que falta na maioria dos casos é o cliente entender que o Desenho para uma Identidade Visual busca dimensionar e estruturar todos os elementos visuais para um alinhamento na sua comunicação.

Desenvolver Identidade Visual para uma marca é ter a preocupação e o contexto onde ela vai ser inserida. Ela precisa estar estruturada para ter coerência em todas as aplicações previstas. A concepção de uma identidade é coisa séria e ainda vivenciamos muitos profissionais apresentando seus projetos aos clientes esperando um julgamento subjetivo na base do “eu acho bonito”. Certamente que a preocupação do sujeito nesse momento é apenas o seu bolso e não o seu profissionalismo, se é que, neste caso, ele existe.

Em poucos meses, reunimos bons profissionais para o grupo Desenhantes e foi o bastante para aceitarmos bons projetos e negar alguns outros. Assim, evitamos o desgaste físico e mental com clientes que acham que o nosso trabalho se faz na base do “bonitinho e baratinho”. De quem é a culpa? Do “micreiro-photoshopeiro”, inevitavelmente restrito pela falta de informação, conhecimento, entendimento, sabedoria e imaginação ou do cliente, já influenciado por um mercado cada vez mais prostituído, onde a estética brega domina nosso campo visual até na tampa de uma privada em banheiros de centros comerciais?

Vejo que o nosso posicionamento mais ortodoxo, ao contrário dos conselhos recebidos ultimamente por profissionais de outras áreas, não é exatamente utópico, pois é capaz de ser modificado ou melhorado, já que nenhum projeto em Desenho idealizado pode permanecer ideal por muito tempo. Assim, um projeto de Identidade Visual realizado não é um estado ou sistema ideal, mas um sistema ou estado à procura do ideal.

E você, colega, onde você se enquadra?

2 comentários:

Melissa disse...

"Estética brega na tampa da privada" lembrei direto de uma transparente que imita um aquário. Se não me engano, no Shopping Total. hehe. Não quero me enquadrar nessa!

fabio ott disse...

Se qualquer pessoa pode fazer uma matéria informativa e vender para um jornal, revista ou blog, qualquer um pode fazer um desenho e colocar à venda.

O problema é de quem compra.

#ALGUNS DIREITOS RESERVADOS

Você pode:

  • Remixar — criar obras derivadas.

Sob as seguintes condições:

  • AtribuiçãoVocê deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).

  • Compartilhamento pela mesma licençaSe você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob licença similar ou compatível.

Ficando claro que:

  • Renúncia — Qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais.
  • Domínio Público — Onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
  • Outros Direitos — Os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
    • Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
    • Os direitos morais do autor;
    • Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
  • Aviso — Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra. A melhor maneira de fazer isso é com um link para esta página.

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