#CADÊ MEU CHINELO?

terça-feira, 1 de setembro de 2009

O DILÚVIO no JORNALISMO B



# umbigada #
Forza y Coalidad

cmntr: Tiago Jucá Oliveira

Cris,
obrigado pelas críticas e elogios a nova edição da revista O DILÚVIO feitos por você pro blog Jornalismo B. Eis de concordar e discordar em alguns pontos. Não acho que a edição passada ficou feia por causa do tamanho. A imprensão ruim e falta de um projeto gráfico deixariam qualquer formato igualmente feio. Também me oponho a opinião que o CD do Fruet e Os Cozinheiros seja ruinzinho, mas música é gosto pessoal e é difícil discutir. Sobre as constantes mudanças de projetos gráficos, nem sempre foram por opção, e sim por necessidade, porém nunca tivemos medo de arriscar e experimentar de acordo com a urgência.

Mas de resto felizmente você tem razão, e que bom que concordo, pois a intenção você soube captar e repassar aos seus leitores. Pela primeira vez temos um projeto gráfico completo, com um logotipo de fonte própria, criada pela equipe da WViva, nova parceira que em breve merece um post aqui pro nosso público conhece-la. E o projeto ficou muito bom mesmo, há uma cara limpa e nova mas sem sujar nem quebrar a linha do tempo. A outra linha, a editorial, também atingiu seu seu auge. Há coesão no gancho, pela primeira vez utilizada numa edição da revista. A tecnologia, e seus usos colaborativos e piratas para subversão e desobediência, linka as páginas umas as outras no folhear dos olhos. A qualidade dos textos contribuíram demais pra isso tudo da certo. Pela primeira vez temos uma equipe de reportagem, e nunca tivemos tantos colaboradores de alto nível como agora.

Estudante ou jornalista que não tem um blog não pode ser jornalista, muito menos reclamar que não se exige diploma pra exercer a função. Jornalismo B é uma equipe de estudantes de comunicação que procuraram um meio tão fácil de se expressar: um blog, uma simples plataforma utilizada por eles pra fazer observação jornalística sobre jornalismo. Se o blog tem conteúdo e é feito com talento, então os elogios recebidos por ele nos motivam a continuar uma idéia em constante conflito com obstáculos financeiros. Caso a razão nos falasse mais alto que emoção, a revista teria acabado antes da terceira edição. E as críticas nos constroem, pois somos auto-críticos até demais da conta, e a insatisfação é o que fez a humanidade evoluir ao longo do tempo.

Um comentário:

Cris Rodrigues disse...

Pois é, Jucá, eu realmente achei essa última edição muito boa mesmo. Depois q escrevi o post, ouvi o CD do Tonho Crocco, q também é ótimo. Parabéns pra ti e pra equipe. Sobre as críticas, claro que a má qualidade na impressão prejudica mais q o formato, mas eu acho q o tamanho da edição passada prejudicou, sim. Pra mim, O Dilúvio é uma revista pequena, eu identifico ela com as páginas pequenas. E revista em formato grande com poucas páginas fica parecendo q tá dizendo muito pouca coisa, embora isso seja mais uma ilusão dada pelo tamanho. E acho q arriscar é ótimo, principalmente qdo não se tem alternativa. Mas podendo, sugiro q O Dilúvio continue pequeno e crie (ou mantenha) uma identidade mais forte assim. E que dê certo. Torço muito por vocês. De resto, concordo com todos os elogios a essa nova edição. E agradeço os comentários sobre o Jornalismo B.

Abraço

#ALGUNS DIREITOS RESERVADOS

Você pode:

  • Remixar — criar obras derivadas.

Sob as seguintes condições:

  • AtribuiçãoVocê deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).

  • Compartilhamento pela mesma licençaSe você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob licença similar ou compatível.

Ficando claro que:

  • Renúncia — Qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais.
  • Domínio Público — Onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
  • Outros Direitos — Os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
    • Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
    • Os direitos morais do autor;
    • Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
  • Aviso — Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra. A melhor maneira de fazer isso é com um link para esta página.

.

@

@