#CADÊ MEU CHINELO?

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

[overmundo] CHEGOU A HORA DE DESESTABILIZAR A GRANDE MÍDIA


Avante!

A tarde dessa terça-feira no Preliminares foi dedicada para uma roda de debates sobre novas plataformas de comunicação e perspectivas para o futuro, no estúdio SP na rua Augusta. Plataformas e iniciativas como Fórum de Mídia Livre, Pós TV, Overmundo, Agência Solano Trindade, povos kaiowá, entre outros, estiveram presentes discutindo processos de dispersão dentro da comunicação e das tecnologias de rede.

Vivemos um novo momento dentro da comunicação em que o midialivrismo aparece como alternativa ao jornalismo comercial. Um momento cada vez mais forte de empoderamento do indivíduo, que perde cada vez mais seu papel de telespectador passivo e ganha a força de multiplicador e produtor de discursos dentro no cenário social e político.

Durante muito tempo, a custo de muita luta , a comunicação comunitária de periferia veio abrindo caminho, como pioneira, na disputa de um novo imaginário sobre os territórios populares, buscando a consolidação de uma representação capaz de abranger a complexidade e força do território sem os estigmas historicamente atribuído a ele.

A contemporaneidade abriu as portas para a cultura de redes e de apropriação do espaço público virtual, o que tem possibilitado, não apenas a potencialização desses discursos, como também a dispersão e viralização do mesmo.

Nesse momento, o campo da disputa não consiste simplesmente em criar uma narrativa alternativa, consiste principalmente na possibilidade de quebrar e desestabilizar a narrativa hegemônica. Diante disso, a comunicação é crucial para a mudança dos circuitos cultural, político e social, pré estabelecidos, através da provocação contínua pela reação da sociedade civil .

Não estamos mais na dicotomia do discurso que ora emociona, ora aprofunda, em nossas mãos temos variedades de cartas capazes de emocionar e aprofundar, dentro do mesmo raio de atuação. E para além disso, mobilizar a sociedade civil para construção de um novo Mundo possível, que tem como ponto de partida fundamental "organizar para dispersar".

Nenhum comentário:

#ALGUNS DIREITOS RESERVADOS

Você pode:

  • Remixar — criar obras derivadas.

Sob as seguintes condições:

  • AtribuiçãoVocê deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).

  • Compartilhamento pela mesma licençaSe você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob licença similar ou compatível.

Ficando claro que:

  • Renúncia — Qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais.
  • Domínio Público — Onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
  • Outros Direitos — Os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
    • Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
    • Os direitos morais do autor;
    • Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
  • Aviso — Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra. A melhor maneira de fazer isso é com um link para esta página.

.

@

@