#CADÊ MEU CHINELO?

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

VÉIA MALUCA




# mandachuva #
A incrível Maria Amélia Jucá, minha vovó (texto corrigido)

txt: Tiago Jucá Oliveira
phts n vds: Melissa Orsi

Em fevereiro deste ano, tive a oportunidade de ir lançar a edição #14 da revista O DILÚVIO em Fortaleza, em dois eventos bem bacanas. Como fazia 10 anos que eu não ia ao Ceará, aproveitei pra visitar minha família (quem não sabe, sou 51% gaúcho e 49% cearense) e estiquei mais uns dias de fevereiro, pois minha vovó fazia 95 anos no final do mês.

Não acreditei no ótimo estado mental que se encontrava a véia. Um dia ela disse: "quando eu morrer, a primeira coisa que vou fazer no céu é amor com teu avô" (ela era viúva há cinco anos). Ri, e muito, e pra quem conto, todo mundo ri. Mas tentando resumir, pois não cabe tudo aqui, e talvez você nao se interesse por histórias de uma senhora de 95 anos: de vez em quando ela ia pra praia ou pra algum aniversário. Nessas ocasiões, ela retomava um hábito que a velhice não sustentava mais fazer com frequência: beber cerveja e fumar cigarro. As fotos comprovam (clique nas fotos pra ver melhor cada detalhe das loucuras dela).



Outra cousa inacreditável: ela passava a manhã e a tarde inteiras lendo livros. Nossa revista ela leu em trote de coelho, enquanto mascava seu fumo, vício que tinha desde os 14 anos. E relia trechos em voz alta. Também adorava dizer versos de poesias, que sabia decor (veja o video aqui ou abaixo)



Pois é. Hoje faz uma semana que vovó encontrou meu avô. De acordo com ela, deve está tirando o couro do coitado do véio! A única coisa que nos deixou é a melhor coisa que poderia ter deixado: "deixo pros meus filhos a lembrança duma bela imagem", repetia todos os dias esse trecho tirado de um de seus livros favoritos.

Postar um comentário

#ALGUNS DIREITOS RESERVADOS

Você pode:

  • Remixar — criar obras derivadas.

Sob as seguintes condições:

  • AtribuiçãoVocê deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).

  • Compartilhamento pela mesma licençaSe você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob licença similar ou compatível.

Ficando claro que:

  • Renúncia — Qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais.
  • Domínio Público — Onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
  • Outros Direitos — Os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
    • Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
    • Os direitos morais do autor;
    • Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
  • Aviso — Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra. A melhor maneira de fazer isso é com um link para esta página.

.

@

@