#CADÊ MEU CHINELO?

quarta-feira, 25 de março de 2009

CENSURA NO JORNALISMO GAÚCHO




# over12 #
Mídia do chulé do país em busca do pensamento único

txt: Arlei Arnt

A imprensa do Rio Grande do Sul tem diversas famas: de ser a pior do Brasil e de cada veículo se pautar pelo outro. Como o pensamento é único, a pauta de hoje é repetir as notícias de ontem, e assim vamos nos informando na mesmice. Mas agora chegamos ao absurdo. O jornalista, professor e amigo Wladymir Ungaretti está proibido, pela (in)justiça, de citar o nome do fotógrafo super conhecido por Fotonaldo, cascateiro a serviço dos interesses do PRBS. Ungaretti, diariamente, desmascara a sacanagem que o panfleto Zero Fora metralha na cabeça dos idiotas que compram e sustentam isso que eles chamam de "jornalismo imparcial".

Nem imparcial, muito menos jornal. Zero Fora é o carro chefe do pensamento único do estado. Fotonaldo (apelido que o próprio não gosta de ser chamado, por ser verdade) é a marionete do grupo PRBS pra produzir fotografias cascatas, aquelas feitas por encomenda e especialmente produzidas pra passar alguma subjetividade, tais como esta inclusa neste post, em que ele, por uma absoluta sorte, está no lugar certo e na hora certa, pronto pra clicar.



Por um breve tempo, após suas armações serem desmascaradas constantemente pelo professor Ungaretti, Fotonaldo foi pro gelo. E retornou com a glória. Após meses e meses, todos os dias, sentado na beira dum lago do Parque Moinhos de Vento, conseguiu filmar um cágado dando um bote mortal numa pomba. A cena ganhou o mundo, e Fotonaldo (apelido que o próprio odeia ser chamado, pois a verdade dói) retomou sua credibilidade perante os medíocres leitores de Zero Fora.

O DILÚVIO, como também outros blogs e sites autônomos, denunciam aquilo que em palavras reais se chama censura e autoritarismo. Já não bastam todos os grandes veículos repetirem a mesma merda todos os dias, o pensamento único agora se faz a força através de decisão judicial. Ninguém neste chulé levanta a voz, nem mesmo os pseudo radicais defensores da ditadura do proletariado (nada diferente da ditadura de imprensa), contra esse absurdo.

A PRBS pode nos censurar, mas jamais vai nos calar. Forza Ungaretti ! Foda-se Fotonaldo ! Quem compra, trabalha e sustenta essa máfia, é cúmplice do autoritarismo. Muitos jornalistas da empresa foram nossos colegas de faculdade. Se antes tínhamos um pouco de compreensão, agora perdemos nosso total respeito. Fodam-se também!

6 comentários:

TEMBIÚ - Alimento de Alma disse...

olá, ARLEI & povo todo do dilúvio!

pancada essa onda aí no RS, heim!

sorte deles que nossa metralhadora é verbal. fosse outra era estilhaço de cabeça oca pelas pandengas da pseudo elite que se traveste de mídia.

vamos lá, na lida do desmascaramento. no corre da palavracidade, que insiste em brotarna urbes, alheia ao desatino midiático encomendado por três-ou-quatro famílias rumo à falência.

abraço,
rodrigo
(tembiu.pro.br)

Tiago Jucá disse...

obrigado Rodrigo, ermão de terras alencarinas, pelas palavras!

aquele abrazo
Jucá

Claudinha disse...

Eh isso, aih! Com a Internet, mesmo que tentem calar um, tem outro pra falar!!!

Abracao e obrigada pela visita!!!

Tiago Jucá disse...

quem defende censura na imprensa deveria ir morar na China, ou em Cuba, ou na Coréia do Norte, ou tentar ressuscitar a União Soviética...

Manicão disse...

A luta por uma imprensa livre, livre dos "chefões" da informação, distorcida e mal intensionada, não pode ser calada. E não será. Graças ao "O Dilúvio" e tantos outros veículos de "resistência". Mas sou obrigado a comentar algo que me causou...como posso dizer...um incômodo. A utilização de palavras como "foda-se". Elas sujam o texto. Passam um ar daqueles textículos, de esquerda revoltista, sem argumento (que não é o caso) e que na falta do argumento: fodam-se todos! Nem de longe, quero passar uma idéia de purista, que nunca fui e tomara, nunca serei, quero apenas fazer uma crítica, espero que construtiva, aos texto que, com prazer, gasto meu tempo, excasso, como o de todos, lendo.

Tiago Jucá disse...

pode cre, Manico, sua crítica é válida e nos faz repensar para os próximos textos. Porém, o 'foda-se' é uma tentativa de mostrar nossa indignação perante uma enorme injustiça e um enorme silêncio da grande mídia e dos sindicatos de jornalistas diante do facto.
Ah, O DILÚVIO não é pra esquerda nem pra direita. É PARA O ALTO E AVANTE !

grande abraço mermão
Tiagão !

#ALGUNS DIREITOS RESERVADOS

Você pode:

  • Remixar — criar obras derivadas.

Sob as seguintes condições:

  • AtribuiçãoVocê deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).

  • Compartilhamento pela mesma licençaSe você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob licença similar ou compatível.

Ficando claro que:

  • Renúncia — Qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais.
  • Domínio Público — Onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
  • Outros Direitos — Os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
    • Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
    • Os direitos morais do autor;
    • Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
  • Aviso — Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra. A melhor maneira de fazer isso é com um link para esta página.

.

@

@