#CADÊ MEU CHINELO?

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

NECO TABOSA

De andada pela tela
txt e entrv: Tiago Jucá Oliveira
Antonio Flavio Tabosa escreveu e dirigiu uma série de sete curtas (mais um oitava somente de créditos) na qual os atores principais são nomes de primeira linha da música metropolitana do Recife. De Andada, de 2001, concede a palavra a Lirinha (Cordel do Fogo Encantado), Jorge du Peixe (Nação Zumbi), Fred 04 (Mundo Livre S/A), Otto, Fábio Trummer (Eddie), Zé Brown (Faces do Subúrbio) e Chupeta, cada um protagonista de um dos curtas. Num breve papo com Neco, ele conta um pouco do projeto.

Como surgiu a idéia do filme.

Em 2000, quando eu ganhei uma grana com outro video, investi cerca de mil reais neles. Fiz tudo, inventei o mote (pra ser lançado por um site que funcionava na época aqui - pioneiro em distribui mp3s www.aponte.com.br - não existe mais), dirigi, produzi (com uma das donas do site) e editei (com um editor de imagens). Os caras que fizeram a animação do video carregando montaram um estudio de animação depois e ganharam um anima mundi web. Uns dois anos depois a gente fez um clipe do Re:Combo - Tá como o diabo gosta -, roteiro meu e direção coletiva, com edição dum cara que vai lançar um longa por agora, Daniel Bandeira.
O De Andada, seguinte, era pra web, daí o plano fixo, parado no cara, no site tinha os mp3 pra baixar, daí a idéia, o cara contava em vídeo a história do cenário que tava na cabeça dele enquanto ele compunha. O vídeo ficava carregando (em capítulos) enquanto o sujeito baixava / ouvia as músicas, ou lia um texto lá no site. Quando lançamos, um jornal daqui disse "primeira série de vídeos produzidos exclusivamente para a web". Eu nunca chequei, mas acho que foi mesmo. Sete capítulos porque eu gosto do numeral, mas dava pra fazer outros mais. Ficamos com o xodó da época: Lirinha, do Cordel - lançando primeiro cd. E medalhoes da cena: Fabio Trummer, Jorge du Peixe, Fred 04, Otto ainda engatinhando com seu som eletrônico.

E foi facil filmar esses caras?

Sim, pouca grana, dois dias de gravação, uma antes do carnaval - quando todo mundo volta pro Recife - segundo dia na quinta-feira de cinzas, Lirinha não dormiu pra gravar. No meio duma avenida barulhenta pra caralho. Um panorama legal da época. Foram os vídeos que fiz que menos repercutiram de crítica, prêmio em festival - nenhum :( - mas eles se comportam muito bem na internet, e são os que até hoje recebo perguntas, parabéns, pedidos de copia.

Tu hoje trampa com video ainda?

Sim. Sou repórter pra prefeitura do Recife numa produtora - REC - que fez Cinema, Aspirinas e Urubus, e hoje me apóia na produção da minha primeira ficção.















========================
Postar um comentário

#ALGUNS DIREITOS RESERVADOS

Você pode:

  • Remixar — criar obras derivadas.

Sob as seguintes condições:

  • AtribuiçãoVocê deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).

  • Compartilhamento pela mesma licençaSe você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob licença similar ou compatível.

Ficando claro que:

  • Renúncia — Qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais.
  • Domínio Público — Onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
  • Outros Direitos — Os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
    • Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
    • Os direitos morais do autor;
    • Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
  • Aviso — Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra. A melhor maneira de fazer isso é com um link para esta página.

.

@

@