#CADÊ MEU CHINELO?

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

[over12] SACI x BRUXAS: NACIONALISMO E FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO

::txt::Jucazito::

Todo dia 31 de october é o mesmo mimimi nas redes sociais: que devemos festejar o saci, e não o dia das bruxas, pois isso fere nossas tradições nacionais ao alimentar uma imposição cultural americana. Vamos lembrar alguns fatos. Essa comemoração vem de longa data, antes mesmo do descobrimento da América. Sua origem é celta, não é americana. E as bruxas, é bom lembrar, foram uma das inúmeras vítimas do cristianismo, até hoje o uso do termo bruxa tem conotação perojativa.

Essas manifestações na rede trazem à tona um nacionalismo xenófabo e um fundamentalismo religioso. Não esqueçamos que as línguas originárias do Brasil deixaram de ser faladas, a não ser, claro, por pouquíssimas aldeias que resistem ao progresso, porque no Império proibiu-se de usar esses idiomas, estabelecendo-se uma lei onde obrigava-se a falar somente português. Trago essa lembraça, pois há algum tempo, um deputado do PSEUdoB queria proibir expressões estrangeiras.

Pra quem se proclama libertário sem fronteiras, aderir a esse nacionalismo e ao fundamentalismo religioso é da mais pura contradição. Assim como querer pular num pé só, pra se dizer brasileiro, mas ao mesmo tempo prefere ouvir Beatles ao invés de Luan Santana, ambos crias da indústria cultural. Porque não larga o Marlboro, o iPad, o Bob Dylan, a Heinecken e passa a consumir somente produtos nacionais? Coerência, antes de sair por aí com esse papo furado de extrema direita, xenófabo e preconceituoso.

E que as bruxas tenham seu dia lembrado de outra forma, talvez, trazendo pra luz do debate todo mal causado desde há tempos pela Igreja Católica a tudo aquilo que não está dentro do seu padrão imposto como sagrado. E, só pra provocar, hoje nasceram Dunga e Van Basten, dois renomados atletas do futebol. É claro que meu louvor fica com o holandês, muito mais craque e cidadão do que esse babaca mal humorado que tem nome de um personagem estrangeiro!
Postar um comentário

#ALGUNS DIREITOS RESERVADOS

Você pode:

  • Remixar — criar obras derivadas.

Sob as seguintes condições:

  • AtribuiçãoVocê deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).

  • Compartilhamento pela mesma licençaSe você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob licença similar ou compatível.

Ficando claro que:

  • Renúncia — Qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais.
  • Domínio Público — Onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
  • Outros Direitos — Os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
    • Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
    • Os direitos morais do autor;
    • Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
  • Aviso — Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra. A melhor maneira de fazer isso é com um link para esta página.

.

@

@