#CADÊ MEU CHINELO?

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

[overmundo] CINEMA NACIONAL PARA TODOS

:: txt :: Bzzj ::

O cenário da produção cinematográfica no Brasil mudou desde a retomada. Na época foi orientada uma nova política industrial e comercial e as empresas transnacionais no Brasil passaram por uma globalização dos mercados, fazendo com que o faturamento fosse estável. A tríade: distribuição, produção e exibição, feita de maneira vertical foi ocupada pelo mercado internacional.

Atualmente, o cinema brasileiro está dependente do Estado e encontrando dificuldade no escoamento nas salas de cinema no Brasil. Analisando a assimetria, é necessário um balanço competitivo entre o produto nacional e o importado no mercado convencional, o que não vem ocorrendo, mesmo com leis como a TV Paga da Ancine.

Com isso, plataformas alternativas surgem ganhando público e visibilidade no meio audiovisual, consolidando a estrutura e conjuntura estético-narrativa necessária para alavancar e conseguir mais sustentabilidade entre os produtores.

É o caso dos cineclubes, exibições online e as próprias distribuições físicas que promovem a circulação fora das salas de cinema, fortalecem o mercado nacional, incluindo pessoas que não podem pagar por uma sessão assim como obras de baixo orçamento.

Surge também a DF5 , distribuidora digital, projeto do Clube de Cinema do Fora do Eixo, que disponibiliza seu acervo de filmes em diversas plataformas. A DF5 facilita a circulação, o mapeamento de exibições em todo país e integração em rede dos realizadores, exibidores e público, tornando a experiência do cinema realmente coletiva. São feitos compartilihamento de conteúdos livres, realizados circuitos integrados de exibições não comerciais de forma a reapropriar e conectar esse cenário cinematográfico.

É a Produção cultural indepedente no "Multiplex do Precariado", como a própria distribuidora se considera, com projetos cada vez mais reconhecidos. e acervo sempre em crescimento e aberto para que realizadores também possam contribuir, sejam com video-clipes, documentários ou experimentais, vale tudo.

O Zero3 Cineclube em Pelotas/RS se apropria da plataforma e cria sessões gratuitas e abertas todos os sábados às 15h para que as pessoas consumam cinema e não ingressos.

Nenhum comentário:

#ALGUNS DIREITOS RESERVADOS

Você pode:

  • Remixar — criar obras derivadas.

Sob as seguintes condições:

  • AtribuiçãoVocê deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).

  • Compartilhamento pela mesma licençaSe você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob licença similar ou compatível.

Ficando claro que:

  • Renúncia — Qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais.
  • Domínio Público — Onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
  • Outros Direitos — Os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
    • Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
    • Os direitos morais do autor;
    • Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
  • Aviso — Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra. A melhor maneira de fazer isso é com um link para esta página.

.

@

@