#CADÊ MEU CHINELO?

terça-feira, 15 de maio de 2012

[jucazito] ZÊUXIS E PARRASO



::txt::Tiago Jucá Oliveira::


Atenas antiga era uma moldura pintada por muitos artistas. São eles os inventores de técnicas como a perspectiva, por exemplo. E por lá habitavam, àquela época, talvez os dois maiores pintores da Grécia: Zêuxis e Parraso. Em torno deles giravam seus fãs, que os idolatravam como verdadeiros deuses, mas com o gosto popular polarizado nos dois, surge uma rivalidade suficientemente forte pra se convocar um confronto entre os dois pincéis.

É marcado um duelo. Domingo a praça será palco do desafio entre os pintores; cada qual deverá se retirar em seus respectivos ateliês, pintar um quadro novo, guarda-lo em segredo, cobri-lo com um pano ou tecido e só o descobrir domingo na praça. Um juri formado pelos cidadãos mais respeitados da cidade irá eleger qual quadro é o melhor.

Parraso e Zêuxis isolam-se em suas criações, e o povo começa a apostar no vencedor. Como nas vésperas de um grande clássico decisivo do futebol brasileiro, Atenas vivia dias de expectativa e euforia, com a população dividida entre seus dois heróis da pintura.

Quando domingo amanheceu, a praça já estava cheia. Os dois famosos pintores finalmente chegam; cada um deles a trazer seu quadro escondido por detrás da embalagem. Por sorteio, Zêuxis é quem vai primeiro destapar sua obra. No retirar do pano, um cacho de uvas reluz aos olhos da plateia. Um quadro tão lindo e perfeito atraiu a atenção de um par de pássaros, que o bicaram como se fosse real.

O público vai ao delírio. O próprio Zêuxis se comove e é ovacionado. Até mesmo os fãs de Parraso admitem a perfeição da obra. Zêuxis havia enganado dois passarinhos. O juri o condecora vencedor, mas, como todos curiosos pela obra do derrotado, pede a ele para o desembalar: “Parraso, o segundo lugar numa cidade com tantos ótimos pintores é uma colocação honrada, portanto nos deixe ver sua obra, destape-o!”.

Parraso lamenta não poder cumprir a ordem. É mais fácil enganar duas aves do que centenas de homens: “não há nenhum pano, tecido ou embalagem cobrindo meu quadro”.

Nenhum comentário:

#ALGUNS DIREITOS RESERVADOS

Você pode:

  • Remixar — criar obras derivadas.

Sob as seguintes condições:

  • AtribuiçãoVocê deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).

  • Compartilhamento pela mesma licençaSe você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob licença similar ou compatível.

Ficando claro que:

  • Renúncia — Qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais.
  • Domínio Público — Onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
  • Outros Direitos — Os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
    • Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
    • Os direitos morais do autor;
    • Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
  • Aviso — Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra. A melhor maneira de fazer isso é com um link para esta página.

.

@

@