#CADÊ MEU CHINELO?

terça-feira, 25 de março de 2008

CONDUZINDO MISS DEIZE TIGRONA

# acquaplay #

BANDIDA OU MONGOLÓIDE ?



txt: Tiago Jucá Oliveira
pht: Christof Moderbacher

A melhor cantora brasileira do momento não vem de berço de ouro nem de prata. Ignorada por muitos que têm os ouvidos tão apurados quanto os seus preconceitos, Deize Tigrona é uma das funkeiras mais requisitadas e remixadas por quem entende de fato do assunto. Das favelas direto pras pistas de danças do primeiro mundo, o funk brasileiro tem a batida mais contagiante da música eletrônica feita hoje. Uma turma de respeito já deu uma turbinada na voz muleca e embalou os versos debochados da Tigrona: Edu K, Cansei de Ser Sexy, DJ Marlboro, Tetine, Turbo Trio.

A novidade na turma é o renomado Diplo. Ele conseguiu por no liquidificador o roots funk dos morros com as raízes do rock industrial. Pegou a linha de baixo de "Mongaloid", do pioniero grupo americano Devo (música também gravada pelo Sepultura, vale a pena ouvir a original e comparar com as versões), jogou o Deize nas rimas e serviu "Bandida", um funkadão punk rock de surpreendente qualidade e já candidata a uma das melhores músicas deste ano.

O tiroteio verbal pega pesado também: "ah se eu fosse bandida, e tivesse uma arma na mão, ..., pega essa mamada, da porrada na mamada, quebra essa mamada, faz ela correr pelada, pá pá pá". Um Africa Baambata no fundo credencia a febre verde-amarela da nossa antropolagia. Jackson do Pandeiro, Pixinguinha e Chico Science ficariam feliz com o resultado.

Numa conversa recente com Tejo Damasceno, do Instituto, ele nos contou a dificuldade que tem em entender como Deize deixa de ser a doce criatura fora dos palcos para a verdadeira Tigrona. "Ela chega nos shows com o marido, preocupada em passar depois na farmácia pra comprar fraldas, vestida com o mesmo moleton que usa em casa, sobe no palco e solta a voz: 'anda cara, faz força, quero ver roçar nas coxas'"

No país em que tudo ganha valor agregado após um elogio do Caetano, tá mais do que na hora do mano deixar um pouco de lado as suas tigresas. Demorô! Sempre repito: quem hoje diz que rap, funk e pagode não é música, ontem dizia que negro não era gente.

DEVO - MONGOLOID


SEPULTURA - MONGOLOID COVER


DEVO - MONGOLOID (ELECTRIBE MX)


TETINE e DEIZE - I GOT TO THE DOCTOR (CSS REMIX)


EDU K e DEIZE - SEX-O-MATIC


* procure entre nossos amigos no myspace e ouça os artistas citados nesta matéria: O DILÚVIO SPACE RADIO

7 comentários:

Anônimo disse...

afinal quem é a melhor cantora brasileira? deize tigrona, como tu afirma neste texto ou a roberta sá, como tu afirmou no texto anterior desse mesmo blog? ou uma é a melhor cantora desta semana e a outra a melhor da semana passada como naquela música do titãs?

PINDZIM disse...

Se depender do Caetano, a resposta é Roberta Sá, mas o melhor ou a melhor é sempre uma questão relativa. Pindzim, por exemplo, diria que não é nenhuma das duas. Pixinguinha, como Caetano, talvez preferisse a Roberta também. Chico, a Deize. Quanto ao Jackson, não sei não, mas provavelmente alguma capaz de honrar o instrumento que virou seu sobrenome. Não é o caso de nenhuma das duas.

Tiago Jucá Oliveira disse...

se depender de mim, a melhor é a Billie Holiday

Tiago Jucá Oliveira disse...

Pindzim, repare: "Jackson do Pandeiro, Pixinguinha e Chico Science ficariam feliz com o resultado". Não disse que eles diriam que Deize é a melhor, e sim que ficariam felizes com a continuidade da antropofagia cultural. Observe bem.

Tiago Jucá Oliveira disse...

Anônimo, você está confundindo tudo, não tem nada de Titãs. Pra mim o melhor é aquilo que to curtindo, e não aquilo que defino e mantenho estático, e, consequentemente, de ouvidos fechados. Mas se é pra estatuar, a melhor mesmo hoje é a Amy Winehouse.

Anônimo disse...

mas aí não é brasileira.

Tiago Jucá Oliveira disse...

mas eu jamais disse que Amy é brasileira

#ALGUNS DIREITOS RESERVADOS

Você pode:

  • Remixar — criar obras derivadas.

Sob as seguintes condições:

  • AtribuiçãoVocê deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).

  • Compartilhamento pela mesma licençaSe você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob licença similar ou compatível.

Ficando claro que:

  • Renúncia — Qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais.
  • Domínio Público — Onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
  • Outros Direitos — Os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
    • Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
    • Os direitos morais do autor;
    • Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
  • Aviso — Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra. A melhor maneira de fazer isso é com um link para esta página.

.

@

@