#CADÊ MEU CHINELO?

sábado, 31 de maio de 2014

[bolo'bolo] KANA


    kana pode ser a subdivisão mais freqüente e prática de um bolo, já que o bolo é provavelmente grande demais para se viver junto imediatamente.* Um kana consiste de quinze a trinta ibus, e um bolo contém perto de vinte kanas. Um kana ocupa uma casa maior numa cidade, ou duas casas adaptadas para formar uma só. Corresponde a uma vila, um grupo de caça, um grupo de parentes, uma comunidade. O kana é organizado em torno da vida doméstica (ou na cabana, na tenda, no barco) e é completamente definido pelo estilo de vida e pela identidade cultural de seu bolo. Não pode ser independente na sua provisão de comida e produtos porque é muito pequeno, e por isso muito instável (como mostram as experiências das comunidades alternativas nos anos 60).

    Conforme o estilo de vida do bolo, podem surgir mais arranjos além do kana: casais, triângulos, famílias nucleares, patriarcados, matriarcados, parentes, times, etc. Um bolo também pode consistir de 500 ibus avulsos que vivem juntos, como num hotel ou monastério, cada uma na sua, cooperando apenas num nível mínimo para garantir sobrevivência e hospitalidade. O grau de coletividade ou individualismo é limitado apenas por essas necessidades básicas. Qualquer ibu pode descobrir seu bolo ou kana preferido, ou procurar outros novos.


*O kana corresponde ao bando de caçadores/coletores que, segundo Leakey, foi a comunidade-padrão da humanidade (mesmo antes do homo sapiens) por milhões de anos. Considerando que nós (incluindo todo mundo, desde o intelectual-solteiro-Zen-cocaína-neon-metropolitano até o aborígene da Austrália) estivemos perambulando pelos campos em grupos de vinte e cinco durante milhões de anos e que só nos últimos milênios começamos a viver em famílias, vilas, cidades, praticando agri e fabricultura, podemos supor que kana é algo que ainda temos em comum. (Em todo o caso, é mais natural que a família nuclear). Como o bolo, kana é uma forma de sociedade universal, uma base comum através de todas as barreiras culturais.

    O kana patriarcal ainda vive em diferentes metamorfoses: salas de aula, pelotões de infantaria, clubes, células partidárias, círculos de amigos íntimos, etc., e assim vai exercendo seu charme paleolítico na sociedade do trabalho. Com bolo e kana vamos buscar muito longe (50.000 anos atrás) a força para esse grande salto. As tradições conscientemente exploradas são a base do futuro poder. (Geralmente as sociedades tradicionais não sabem nem mesmo que têm tradições, e muito menos para que elas servem).
Postar um comentário

#ALGUNS DIREITOS RESERVADOS

Você pode:

  • Remixar — criar obras derivadas.

Sob as seguintes condições:

  • AtribuiçãoVocê deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).

  • Compartilhamento pela mesma licençaSe você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob licença similar ou compatível.

Ficando claro que:

  • Renúncia — Qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais.
  • Domínio Público — Onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
  • Outros Direitos — Os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
    • Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
    • Os direitos morais do autor;
    • Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
  • Aviso — Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra. A melhor maneira de fazer isso é com um link para esta página.

.

@

@