#CADÊ MEU CHINELO?

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

[rango] CHEFS  DO  AMANHÃ

:: txt :: Patricia Canarim ::

Quero contar sobre um projeto social que conheci em Belo Horizonte (MG), no ano passado, quando estive por lá a trabalho: Chefs do Amanhã.

O projeto Chefs do Amanhã é iniciativa da Secretaria do Estado de Esportes e Juventude (MG) em parceria com a CeasaMinas e o Centro Mineiro de Referência em Resíduos. O objetivo do curso é despertar nos jovens o interesse pela gastronomia e ressaltar a importância do aproveitamento integral dos alimentos usados nas refeições.

Chegamos no meio da aula e a professora e idealizadora Fabrícia Fortini preparava um bolo de casca de banana “ É muito bom! Vocês vão adorar, vai ter até briga...rsrs” brinca Fabrícia com os alunos. É uma delícia mesmo, também provei num fim da aula.

Nas 10 turmas que foram formadas no seu primeiro ano de atividades, mais de 250 alunos foram capacitados. São jovens de 12 a 18 anos que tiveram a oportunidade de conhecer uma nova profissão. E mais que isso! Literalmente colocaram a mão na massa.

Funciona assim: todos vestidos com avental ficam em torno de uma grande mesa e com um belo espelho em cima (a moldura é muito bonita num estilo bem clássico). Ali separam os ingredientes, cortam cebola, limpam frangos e acompanham os conselhos da Fabrícia.

E Fabrícia dá um conselho que vale para todos nós, que não somos um chef, mas temos que ir para cozinhar garantir um almoço, “..tem que ir para o fogão, tem que tentar, vai errar, queimar comida e solar bolo..é assim que aprende a cozinhar!”

Infelizmente não tenho a receita do bolo de banana com cascas, mas vou tentar arrumar. Para compensar deixo a receita de um Assado de cascas de chuchu.

Ingredientes:
4 xícaras de chá de casas de chuchu, bem lavadas, picadas e cozidas
2 colheres de sopa de queijo ralado
1 xícara de chá de pão amanhecido molhado na água ou no leite
1 cebola pequena
1 colher de sopa de óleo
2 ovos inteiros batidos
Sal a gosto

Modo de Preparo:
Bater as cascas do chuchu no liquidificador. Colocar a massa obtida em uma tigela e misturar o restante dos ingredientes. Untar um pirex ou uma forma com óleo ou margarina. Despejar a massa e levar para assar até que esteja dourada. Servir quente ou frio. Esta receita pode ser enriquecida, juntando à massa uma lata de sardinha desfiada. Observação: podem também ser utilizadas as cascas de outros ingredientes como cenoura, abóbora, rabanete, beterraba, nabo, talos de agrião, de couve, de brócolis, sempre refogados ou cozidos.

É isso, espero que experimente essa receita, mas de qualquer forma estou devendo o bolo de banana com cascas.

Nenhum comentário:

#ALGUNS DIREITOS RESERVADOS

Você pode:

  • Remixar — criar obras derivadas.

Sob as seguintes condições:

  • AtribuiçãoVocê deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).

  • Compartilhamento pela mesma licençaSe você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob licença similar ou compatível.

Ficando claro que:

  • Renúncia — Qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais.
  • Domínio Público — Onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
  • Outros Direitos — Os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
    • Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
    • Os direitos morais do autor;
    • Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
  • Aviso — Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra. A melhor maneira de fazer isso é com um link para esta página.

.

@

@