#CADÊ MEU CHINELO?

sexta-feira, 12 de março de 2021

[mandachuva] FIQUE NA TABA

:: txt :: Tiago Jucá ::

Hoje o mundo está chocado com esse novo vírus e suas variantes cada vez mais mortais. Temos uma imprensa globalizada para nos informar, há laboratórios e cientistas em busca de vacinas que nos curem, e contamos com hospitais, médicos e enfermeiros que nos acolhem em seus leitos. E mesmo assim o serviço hospitalar está em colapso e a taxa de mortes não para de subir. Conta muito o fato do nosso corpo não ter anticorpos naturais e adaptados pra enfrentar as mazelas causada pelo vírus.

Que tal dar um pulo de 500 anos pro passado e imaginar o poder destrutivo que tinha o agora comum e leve vírus da gripe. Europeus que aqui chegavam trazendo consigo o vírus, já acostumados com os efeitos da gripe, e os índios, sem nenhum tipo de imunização. Cada espirro ibérico equivalia a uma metralhadora giratória e mortífera para os povos indígenas. A dizimação dos donos desta terra começou assim.

E, pense comigo, o estrago foi imenso pois não havia nenhum amparo medicinal, nada de ciência que buscasse uma solução, muito menos meios de comunicação para levar estatísticas e recomendações tipo “fique na taba”ou “não se aglomere com os galego”. E ainda tinha uma barreira linguística enorme que dificultava tupi e guarani se comunicarem com português e castelhano.

Pois no momento presente, com todo esse legado humano, social, científico e tecnológico, uma bagagem cultural de acúmulo histórico de cinco séculos, estamos a empilhar dois mil defuntos em valas por dia. Se fosse apenas nossa suscetibilidade em relação ao vírus, tal qual aconteceu com a população originária de 500 anos pra cá, e com o tempo adquiríssemos imunidade suficiente para logo mais se tornasse uma “gripezinha”, tudo bem, são os caprichos da natureza a que a humanidade sempre esteve sujeita.

O que não dá para aceitar é negar tudo que já foi construído até hoje e jogar fora uma infinita herança de conhecimento que todos nós temos, para retornar aos obscuros séculos da Idade Média. Vamos ter que redescobrir a Ilha de Santa Cruz se o rumo continuar na marcha ré. A ignorância está matando mais que a falta de anticorpos, basta comparar os letais números do Brasil com os de vários outros países. Agora podemos exigir vacinas, e não aceitar mais bugigangas. Pois “nos deram espelho e vimos um mundo doente”. Tentei chorar.

 

Nenhum comentário:

#ALGUNS DIREITOS RESERVADOS

Você pode:

  • Remixar — criar obras derivadas.

Sob as seguintes condições:

  • AtribuiçãoVocê deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).

  • Compartilhamento pela mesma licençaSe você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob licença similar ou compatível.

Ficando claro que:

  • Renúncia — Qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais.
  • Domínio Público — Onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
  • Outros Direitos — Os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
    • Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
    • Os direitos morais do autor;
    • Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
  • Aviso — Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra. A melhor maneira de fazer isso é com um link para esta página.

.

@

@