::txt::Groucho Marx::
Não são apenas os motéis e hospitais de Pernambuco, compradores de lixo hospitalar, que estão em maus lençóis. Pelos quatro cantos da terra eclodem protestos de diversas ordens. Primeiro foi a Primavera Árabe, agora o Outono Americano. E o que há em comum entre esses movimentos? Todos os manifestantes esperam um dia ter seu Verão Caribenho.
A revolta que me chama mais a atenção é o movimento Ocupe Wall Street, batizado na Espanha como Ocupe-se, em razão de o desemprego lá estar acima dos 20%. Esses jovens que tomaram as redondezas do maior centro financeiro do planeta protestam contra o capitalismo, mas rejeitam qualquer alternativa clássica como solução. A saída para eles não é pela direita nem pela esquerda. Parecem só acreditar na máxima do Millôr: “O capitalismo é a exploração do homem pelo homem. O socialismo é o contrário”.
Ora, se não se alinham às ideias de Adam Smith e Karl Marx, deveriam considerar o Groucho-Marxismo como a única, legítima e possível Terceira Via. E não aquela bobagem que tinha como um dos seus líderes o Tony Blair. Está na hora de eu ser levado a sério. Estamos cansados de brincadeiras. Se o mundo virou uma comédia, vamos profissionalizá-la. E o que professa o Groucho-Marxismo? Fico satisfeito em ver que você está prestando atenção no texto, ao me fazer tão importante pergunta. Deixarei meu irmão, Harpo, respondê-la, para não parecer que legislo em causa própria.
Harpo:
“
”.
Brilhante, Harpo, obrigado. Eu ainda acrescentaria que a minha mais célebre afirmação "eu nunca faria parte de um clube que me aceitasse como sócio" já continha a essência do sistema ideológico Groucho-Marxista, além de expressar com clareza minha crença no homem.
Para os que ainda ficaram em dúvida, preparei três pequenos quadros comparativos que evidenciam as vantagens do que até aqui foi exposto.
Sociedade
Liberalismo: com classes
Marxismo: sem classes
Groucho-Marxismo: desclassificada
Regime
Liberalismo: democracia
Marxismo: ditadura do proletariado
Groucho-Marxismo: começa na segunda
Estado
Liberalismo: mínimo
Marxismo: máximo
Groucho-Marxismo: de graça
No dia que o mundo adotar essa ideologia política e socioeconômica seremos todos irmãos. Irmãos Marx. Na prática não mudará muito. Você sabe como são os irmãos, né? Brigam o tempo todo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário