:: txt :: Wladymir Ungaretti ::
Cuba não se rendeu. Resistiu durante 53 anos a todas as tentativas do Império de faze-la se curvar. Fidel vive. Che vive. Camilo vive. Cuba desarrumou a guerra fria, a divisão do mundo entre EUA e URSS. Sonho de uma América livre, igualitária e fraterna. Lembro do que representou a revolução e do comitês de solidariedade que participei como militante do movimento estudantil, início da década de 60. Cuba é a mesma e é uma outra, evidentemente. Mas quem cercou, acabou se rendendo. O Império ao anunciar o reatamento de relações diplomáticas reconhece que foi ineficiente o embargo. Foi vitoriosa a resistência do povo cubano. Esta é a verdade dos fatos. Não importa o que irá acontecer daqui para frente. É certo de que por maiores que forem as mudanças, consequência desse novo tempo, 53 anos de educação socialista com a toda a carga de solidariedade, fraternidade, espírito de igualdade não se perderá. A presença de Cuba, na atualidade, em toda a América Latina é indiscutível. Não é por acaso que os fascistas, andavam mandando tudo mundo para lá. E para a Bolívia, Venezuela e Equador. Não canso de repetir uma ideia do historiador Eric Hobsbawmm. Ele dizia que o século XX tinha, de fato, começado com a revolução russa de 1917. Sem qualquer pretensão comparativa, tenho dito que o século XX vai terminar quando o camarada Fidel morrer. Vida longa para o barbudo. Não existe ninguém importante do século passado que não tenha apertado a mão do velho guerrilheiro. O início do século XX e o seu final terá a marca da utopia, socialista. Ousar lutar, ousar vencer!!!!
#CADÊ MEU CHINELO?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
#ALGUNS DIREITOS RESERVADOS
blog O DILÚVIO by
O DILÚVIO is licensed under a
Creative Commons Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Brasil License.
Você pode:
- Compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra.
- Remixar — criar obras derivadas.
Sob as seguintes condições:
-
Atribuição — Você deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).
-
Compartilhamento pela mesma licença — Se você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob licença similar ou compatível.
Ficando claro que:
- Renúncia — Qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais.
- Domínio Público — Onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
- Outros Direitos — Os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- Os direitos morais do autor;
- Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
- Aviso — Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra. A melhor maneira de fazer isso é com um link para esta página.
Nenhum comentário:
Postar um comentário