:: txt :: Bzzj ::
O cenário da produção cinematográfica no Brasil mudou desde a retomada. Na época foi orientada uma nova política industrial e comercial e as empresas transnacionais no Brasil passaram por uma globalização dos mercados, fazendo com que o faturamento fosse estável. A tríade: distribuição, produção e exibição, feita de maneira vertical foi ocupada pelo mercado internacional.
Atualmente, o cinema brasileiro está dependente do Estado e encontrando dificuldade no escoamento nas salas de cinema no Brasil. Analisando a assimetria, é necessário um balanço competitivo entre o produto nacional e o importado no mercado convencional, o que não vem ocorrendo, mesmo com leis como a TV Paga da Ancine.
Com isso, plataformas alternativas surgem ganhando público e visibilidade no meio audiovisual, consolidando a estrutura e conjuntura estético-narrativa necessária para alavancar e conseguir mais sustentabilidade entre os produtores.
É o caso dos cineclubes, exibições online e as próprias distribuições físicas que promovem a circulação fora das salas de cinema, fortalecem o mercado nacional, incluindo pessoas que não podem pagar por uma sessão assim como obras de baixo orçamento.
Surge também a DF5 , distribuidora digital, projeto do Clube de Cinema do Fora do Eixo, que disponibiliza seu acervo de filmes em diversas plataformas. A DF5 facilita a circulação, o mapeamento de exibições em todo país e integração em rede dos realizadores, exibidores e público, tornando a experiência do cinema realmente coletiva. São feitos compartilihamento de conteúdos livres, realizados circuitos integrados de exibições não comerciais de forma a reapropriar e conectar esse cenário cinematográfico.
É a Produção cultural indepedente no "Multiplex do Precariado", como a própria distribuidora se considera, com projetos cada vez mais reconhecidos. e acervo sempre em crescimento e aberto para que realizadores também possam contribuir, sejam com video-clipes, documentários ou experimentais, vale tudo.
O Zero3 Cineclube em Pelotas/RS se apropria da plataforma e cria sessões gratuitas e abertas todos os sábados às 15h para que as pessoas consumam cinema e não ingressos.
#CADÊ MEU CHINELO?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
#ALGUNS DIREITOS RESERVADOS
blog O DILÚVIO by
O DILÚVIO is licensed under a
Creative Commons Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Brasil License.
Você pode:
- Compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra.
- Remixar — criar obras derivadas.
Sob as seguintes condições:
-
Atribuição — Você deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra).
-
Compartilhamento pela mesma licença — Se você alterar, transformar ou criar em cima desta obra, você poderá distribuir a obra resultante apenas sob a mesma licença, ou sob licença similar ou compatível.
Ficando claro que:
- Renúncia — Qualquer das condições acima pode ser renunciada se você obtiver permissão do titular dos direitos autorais.
- Domínio Público — Onde a obra ou qualquer de seus elementos estiver em domínio público sob o direito aplicável, esta condição não é, de maneira alguma, afetada pela licença.
- Outros Direitos — Os seguintes direitos não são, de maneira alguma, afetados pela licença:
- Limitações e exceções aos direitos autorais ou quaisquer usos livres aplicáveis;
- Os direitos morais do autor;
- Direitos que outras pessoas podem ter sobre a obra ou sobre a utilização da obra, tais como direitos de imagem ou privacidade.
- Aviso — Para qualquer reutilização ou distribuição, você deve deixar claro a terceiros os termos da licença a que se encontra submetida esta obra. A melhor maneira de fazer isso é com um link para esta página.
Nenhum comentário:
Postar um comentário