::txt::Paulo Marcondes::
Em artigo publicado semana passada, na Folha de S. Paulo, o membro da Academia Brasileira de Letras, Paulo Coelho, incentivou a pirataria de suas obras. O autor vem defendendo o livre compartilhamento há algum tempo, e nesse domingo afirmou que a disponibilização de conteúdo online aguça o leitor.
”Se gostou do começo, irá comprá-lo no dia seguinte – já que não há nada mais cansativo que ler longos textos em tela de computador”, opinou. Paulo ainda escreveu que “Como autor, deveria estar defendendo a ‘propriedade intelectual’. Mas não estou. Piratas do mundo, uni-vos e pirateiem tudo que escrevi!”.
Paulo Coelho deu como exemplo seu site, Pirate Coelho, em que disponibiliza endereços de seus livros em sites de compartilhamento… “E minhas vendagens só fazem crescer – cerca de 140 milhões de exemplares no mundo”.
Os únicos pedidos de Coelho em seu blog pirata são:
“A) se baixar um livro e gostar da leitura, por favor compre. Isso mostrará às editoras que dividir é multiplicar;
B) Use a cópia que imprimiu e faça uma doação para a biblioteca da sua cidade, um hospital, ou uma prisão. A intenção de Pirate Coelho é permitir acesso de meus livros a gente que não tem dinheiro para comprá-los.“

Nenhum comentário:
Postar um comentário