
#over12
Parabénz
txt: Monsenhor Jacá
Se estivesse vivo, o Sport Club Nacional estaria completando 101 anos de vida neste domingo. O clube nasceu no dia 4 de abril de 1909 por paulistas que vieram pra Porto Alegre, após serem recusados pelo Grêmio, devido a ruindade dos imigrantes.
Os paulistas ficaram irritados. Fundado o club, marcaram um confronto contra o melhor time da cidade, aquele mesmo que negaram a entrada dos pernas-de-pau. Tomaram a maior surra da história. 10x0. Reclamaram que o juiz roubou e pediram a revanche. Levaram 10x1.
Algumas curiosidades:
Por ganhar apenas um título gaúcho em 13 anos, foi um dos times que menos disputou o campeonato brasileiro na década de 60. Naquela época, apenas os campeões estaduais participavam do certame nacional. Época de ouro de nosso futebol, com alguns esquadrões inesquecíveis, tais como Santos, Palmeiras, Bahia, Cruzeiro, Botafogo, Náutico e Grêmio. Os maiores craques de nossa história: Pelé, Garrincha, Vavá, Didi, Airton Pavilhão, Palhinha, Dirceu Lopes, Nilton Santos, Gessy, Ademir da Guia, Alcindo, Tostão, Gérson, Pepe, entre outros. Infelizmente, o Sport Club não pode conviver com isso, pois por não ganhar nada, passava metade do ano com as portas fechadas.
É o time que mais vezes foi vice campeão brasileiro: 68, 69, 87, 89, 05, 06 e em 09, ano que consegui a façanha de ser duas vezes vice. Também foi em 2009 que o clube ganhou a trívice coroa: Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Recopa
Em 1980, tentaram mudar o nome do club. Mas por ironia do destino, o xará Nacional de Montevidéo não deixou.
Em 2002, os paulistas descobriram quem era o pai do club e que ele morava no Pará. Foram lá e pediram: "por favor, Pay Sandu, nos ajude". E o Pay ajudou.
Em 2005, tentaram melar o brasileirão no tapetão. Não conseguiram. Até hoje ficam resmugando. Não lembro, pois qualquer coisa vira estrela naquele pano rosa, acredito que deva ter uma estrela que simbolize o "campeão moral". A CBF, a CONMEBOL e a FIFA deram um jeito pra eles não acabar com o xororô. Botaram os paulistas na Copa Libertadores, deram uns juízes, e no apito, foram passando de fase.

Em 2006, o Sport Club Nacional morreu. Assassinado por Pedro Junior em pleno Beira-Esgoto, e no gre-nal seguinte, cremados pela torcida do tricolor também lá no mesmo estádio, as barbies (nome destes que simpatizam pela cor rosa) fundaram o Sport Club Internacional. Um nome mais adequado pra poder disputar aquele emocionante clássico com o Al-Múmia, do Egito, pela Copa Fifa, organizado pela mesma entidade que deu uma ajuda na Libertadores, e que não poderia de ajudar o amigão no momento mais decisivo da sua história. Num mesmo lance sobre Ronaldinho, o juiz não marcou dois pênaltis.
Por essa brilhante história destes paulistas, que hoje se naturalizaram argentinos, o nosso parabénz ao Sport!

Nenhum comentário:
Postar um comentário