
# mandachuva #
A incrível Maria Amélia Jucá, minha vovó (texto corrigido)
txt: Tiago Jucá Oliveira
phts n vds: Melissa Orsi
Em fevereiro deste ano, tive a oportunidade de ir lançar a edição #14 da revista O DILÚVIO em Fortaleza, em dois eventos bem bacanas. Como fazia 10 anos que eu não ia ao Ceará, aproveitei pra visitar minha família (quem não sabe, sou 51% gaúcho e 49% cearense) e estiquei mais uns dias de fevereiro, pois minha vovó fazia 95 anos no final do mês.
Não acreditei no ótimo estado mental que se encontrava a véia. Um dia ela disse: "quando eu morrer, a primeira coisa que vou fazer no céu é amor com teu avô" (ela era viúva há cinco anos). Ri, e muito, e pra quem conto, todo mundo ri. Mas tentando resumir, pois não cabe tudo aqui, e talvez você nao se interesse por histórias de uma senhora de 95 anos: de vez em quando ela ia pra praia ou pra algum aniversário. Nessas ocasiões, ela retomava um hábito que a velhice não sustentava mais fazer com frequência: beber cerveja e fumar cigarro. As fotos comprovam (clique nas fotos pra ver melhor cada detalhe das loucuras dela).

Outra cousa inacreditável: ela passava a manhã e a tarde inteiras lendo livros. Nossa revista ela leu em trote de coelho, enquanto mascava seu fumo, vício que tinha desde os 14 anos. E relia trechos em voz alta. Também adorava dizer versos de poesias, que sabia decor (veja o video aqui ou abaixo)
Pois é. Hoje faz uma semana que vovó encontrou meu avô. De acordo com ela, deve está tirando o couro do coitado do véio! A única coisa que nos deixou é a melhor coisa que poderia ter deixado: "deixo pros meus filhos a lembrança duma bela imagem", repetia todos os dias esse trecho tirado de um de seus livros favoritos.

4 comentários:
Devidamente copiado para meu blog ... aliás, dê uma olhada em
http://ichbinnichtkrankabernichtwohl.blogspot.com/
Abraço!
e aí, já com a bola andando há tempos, a gente descobre que o jucá é mais do que um excelente jornalista, é também um cronista fino, amoroso, das melhores coisas que a vida nos oferece. muito bonito, garoto!!
Vovó Amelia foi um mulher especial que tive a sorte de conhecer e conviver com ela em dois momentos no que viria a ser o último ano da vida dela. E, com toda certeza, o que ficou foi "a lembrança de uma bela imagem"
Postar um comentário