txt: Luis Henrique Vieira
phts: Rodrigo Avila Colla
Antes de fazer quatro shows em Porto Alegre, o Israel Vibration teve vasta bagagem de música e vida que, sem dúvida, merece ser relatada. O trio formado por Wiss (Lascelle Bulgin), Skelly (Cecil Spence) e Apple Gabriel (Albert Craig) se conheceu ainda na infância no Centro de Reabilitação Mona, onde estavam internados em função de serem portadores de poliomielite, em Kingston, na Jamaica. Os três tinham menos de cinco anos de idade. Mais tarde, foram expulsos do Centro por causa da prática do Rastafari (uso de maconha e por não cortarem os cabelos).
Influenciados pela música, principalmente, de Bob Marley e Dennis Brown, encontraram no Reggae o caminho para expressar sua espiritualidade. Em 1978, gravaram o primeiro trabalho denominado “Same Song”. Talvez por motivos financeiros, pirataria musical e falta de apoio, a carreira do Israel Vibration despencou, o que levou o grupo a se separar em 1983.
Os três se dirigiram aos EUA para obter tratamento médico adequado à polio. Em 1988, conheceram o norte-americano Gary Himelfarb, mais conhecido como Dr. Dread, (presidente e fundador da gravadora Ras Records), que os incentivou a voltarem a cantar com a frase “unidade é força”. Dr. Dread bancou turnês do Israel Vibration pelos EUA e posteriormente os álbuns Strenght of My Life, Praises, Forever, Vibes Alive, IV, On The Rock e Free To Move. Daí em diante, foram décadas de sucesso que marcaram muitas gerações de regueiros. Em 1997, Apple saiu do trio para iniciar carreira solo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário